Apesar da fama de abelhas operárias, os japoneses são consumidores vorazes de cultura e gostam de tudo: do austero teatro nô e da dança experimental butô aos prazeres nada refinados da Disneylândia.
A boa notícia para os visitantes é que o Japão, diferentemente da época da bolha, agora é relativamente acessível. O iene mais fraco faz de Tóquio uma cidade barata se comparada a metrópoles como Nova York ou Londres.
Cerulean Tower Noh Theatre
Cerulean Tower Tokyu Hotel B2F, 26-1 Sakuragaoka-cho, Shibuya-ku (5728 0168/www.ceruleantower.com). Estação Shibuya (linhas Yamanote, Ginza e Hanzomon), saída sul
Instalado no porão do hotel Cerulean Tower, é o mais novo espaço para o teatro tradicional japonês. Recebe apresentações profissionais e amadoras de Nô e kyogen – sem tradução.
Kabuki-za
4-12-15 Ginza, Chuo-ku (informações 3541 3131/bilheteria 5565 6000/ www.shochiku.co.jp/play/kabukiza/theater/index.html). Estação Higashi-Ginza (linhas Asakusa e Hibiya), saídas A3, A6
O teatro de kabuki número um do Japão. As matinês começam por volta das 11h e as apresentações vespertinas, em torno das 16h30. Os espetáculos podem se estender por até cinco horas, mas você pode comprar ingressos para assistir a apenas um ato, do quarto andar; eles são vendidos com desconto uma hora antes do início e freqüentemente se esgotam. Um guia em inglês está disponível.
Tokyo Takarazuka Gekijo
1-1-3 Yurakucho, Chiyoda-ku (5251 2001/http://kageki.hankyu.co.jp/english/index.html). Estação Yurakucho (linhas Yamanote e Yurakucho), saída Hibiya; ou Estação Hibiya (linhas Chiyoda, Hibiya e Mita), saída A13
Teatro kitsch dirigido às mulheres é a ordem do dia na casa de Takarazuka. O teatro de revista é interpretado em japonês e não há áudio em inglês. Mas você não sentirá falta; apenas absorva a diversão extravagante.