Bem arborizada, a cidade encanta por sua organização e pelos seus antigos armazéns transformados em bares chiques, restaurantes e museus
Em 1820, o empresário protestante escocês James Finlayson inaugurou uma tecelagem em Tampere e fez da cidade o motor industrial da Escandinávia – há 150 anos, esse boom foi responsável pela construção de uma cidade de tijolos vermelhos. O que se vê hoje é um ambiente organizado e arborizado, com mais atrações culturais do que 200 mil pessoas poderiam absorver.
As antigas tecelagens e armazéns abrigam hoje bares chiques, restaurantes e museus. Há diversos deles, inclusive para espiões, sapatos, refrigeradores, minerais, Lênin e os personagens Moomins. Cruzando o rio, em frente à antiga tecelagem Finlayson, está o centro cultural Vapriikki. Montado na antiga fábrica reformada, abriga hoje vários museus inclusive o de arte contemporânea, hóquei no gelo, história local e sapatos (são 10 mil deles).
Em contraste com os museus da cidade, o Parque de Aventuras Särkänniemi fica nas águas calmas do Lago Näsijärvi. Com a Torre de Observação Näsinneula no centro, com restaurante panorâmico, esse complexo de lazer tem aquário, planetário, tanque com golfinhos, zoológico infantil e duas dúzias de brinquedos, inclusive a maior montanha-russa half-pipe do mundo.
O parque também tem a melhor coleção de arte moderna de Tampere, o Museu de Arte Sara Hildén, sempre com novas exposições, além de um charmoso café.
Informações úteis
Aeroporto
Tampere-Pirkkala fica 19,2 km a sudoeste da cidade.
Ônibus
A cada 90 min sai um ônibus do aeroporto até o centro.
Andar a pé
Você pode conhecer Tampere a pé com facilidade.
Táxi
A corrida de táxi custa cerca de €35. Taxis Tampereen Aluetaksi (01 004 131).