Time Out Viagem

Navegue pelas sessões

República Dominicana

Time Out República Dominicana- guia de hotéis, restaurantes e passeios

Quilômetros de praias com palmeiras e mais campos de golfe do que se poderia ter em um único destino  

A maioria dos grandes hotéis all-inclusive estão espalhados pelas espetaculares praias de areia branca da porção leste da ilha, em uma área conhecida como Punta Cana. Com quilômetros de palmeiras, as praias são planas e ficam longe de qualquer outro ponto de interesse. Mas quando o assunto é férias na praia, a ilha é imbatível. A costa norte ao redor de Puerto Plata é uma linda, com baías e enseadas, com o pano de fundo das florestas verde escuro, perfeitas para passeios de um dia de bicicleta, rafting no rio ou caminhadas.

A ilha é um bom lugar para essas atividades, e o transporte público pode ser usado para explorá-la. As pequenas cidades costeiras de Sosúa e Cabarete oferecem vários esportes náuticos e têm vários bares e restaurantes. A Samaná Peninsula é um dos lugares mais charmosos; além do clima descontraído, há várias atividades, inclusive observação de baleias, cavalgadas, mergulho e passeios de barco ao Parque Nacional Los Haitises, uma área de floresta úmida subtropical e mangues, com mogotes (morros planos no topo e com laterais de calcário), alguns com grutas com desenhos Taíno, acessíveis somente pelo mar. Com o novo aeroporto, a região está mais acessível e os novos hotéis estão mudando o ambiente – que ainda é bonito, com penhascos, enseadas, praias com areia e vilarejos rurais.

A herança espanhola colonial pode ser notada na arquitetura em todas as cidades do país. Santo Domingo é rica em palácios, igrejas e fortalezas que refletem seu status como primeira cidade das Américas, com a primeira fortaleza, a primeira catedral e a primeira universidade. Puerto Plata tem também uma fortaleza para defender o porto, e foi um agitado porto comercial onde os mercadores ricos construíram casas ostensivas, ainda de pé.

A herança indígena ameríndia é a menos visível de imediato, mas há sítios arqueológicos Taíno e desenhos em grutas. Os Taínos foram rapidamente dizimados pelos seguidores de Cristóvão Colombo e substituídos por escravos africanos, que trouxeram seus tambores e seu ritmo, responsáveis pela composição da alma da música latina, do merengue e da bachata – sons presentes em todos os auto-falantes do país.


História Local

Cristóvão Colombo chegou em 1492. Declarou que a ilha de Hispaniola seria território espanhol e começou a matança dos índios Taíno. Durante os séculos 16 e 17, a ilha sofreu ameaça de ataques de piratas franceses e ingleses e em 1682 foi dividida, ficando o oeste para a França, e o leste para a Espanha. Depois da rebelião dos escravos contra a França em 1801 e da proclamação da independência do Haiti, o leste foi invadido pelos haitianos, gerando uma duradoura desconfiança entre vizinhos. A independência foi proclamada em 1844, com a criação da Republica Dominicana. Mas a estabilidade era ilusória, e seguiram-se intervenções espanholas e norte-americanas, além de sucessivas ditaduras devastadoras.


Política Local

Desde o assassinato do ultimo ditador, Rafael Leonidas Trujillo, em 1961, a República Dominicana fez movimentos precários porém constantes em direção à democracia. Hoje, há eleições livres e justas, disputadas por diversos partidos políticos, embora o poder alterne nas mãos os dois principais partidos. O legado de séculos de colonialismo e ditadura é um grande fosso entre as competências e defeitos, e a erradicação da pobreza é uma questão de suma importância no país.


Aeroporto

Las Américas é o aeroporto da capital Santo Domingo, mas a maioria dos turistas chega em Punta Cana, seguindo para Puerto Plata.

Escrito por Time Out Viagem editors