Time Out Viagem

Santiago

Time Out Santiago - guia de hotéis, restaurantes e passeios

Belo cenário dos Andes, caminhadas agradáveis, frutos do mar e ótimos vinhos

Os destaques de Santiago estão ao redor do rio Mapocho, que corre na direção leste-oeste vindo dos Andes e corta a cidade. El Centro é a antiga cidade, Providencia é a área residencial da classe media e a área comercial, e ‘Las Condes’ é elegante e cheia de arranha-céus brilhantes e butiques elegantes.

Todas as distâncias no Chile são medidas a partir da grande Plaza de Armas, o centro histórico da cidade e imã para uma eclética mistura de ambulantes, engraxates, trabalhadores e jovens românticos se abraçando nos bancos do parque. O Museu de História Nacional tem um bonito acervo de artefatos coloniais (Plaza de Armas 951, +56 2 411-7000, www.museohistoriconacional.cl); ali perto, o Museu de Arte Pré-Colombiana (Bandera 361, +56 2 688-7348, www.precolombino.cl) tem artefatos indígenas originários desde o México ao Chile.

Perto da principal via do centro, a Avenida Alameda, está o Palacio de la Moneda e os escritórios da primeira presidente mulher do Chile, Michelle Bachelet; foi cenário também do infame episódio do golpe liderado por Pinochet em 1973, que depôs Salvador Allende. Em frente ao palácio está o subterrâneo Centro Cultural Palacio La Moneda (Plaza de la Ciudadanía, +56 2 355-6500, www.ccplm.cl), o melhor centro artístico de Santiago em décadas.

De volta ao rio Mapocho, em Vergara e na Avenida 2 de Mayo, está o confuso e colorido Mercado Central, o centro de distribuição dos frutos do mar chilenos. Mais adiante estão as ruas cheias de cafés do charmoso Parque Forestal, e o elegante e barroco parque Cerro Santa Lucía. Do outro lado do Mapocho está Bellavista, parte do bairro de Providencia e um lugar boêmio onde está o Museu La Chascona (Fernando Márquez de la Plata 0192, +56 2 777-8741, www.fundacionneruda.org) em homenagem ao poeta chileno Pablo Neruda. O Cerro San Cristóbal/Parque Metropolitano, um parque na montanha, também está na região, e oferece vistas de cair o queixo da cidade e dos Andes.

As áreas fora de Santiago, uma a duas horas do centro, incluem o vale Cajon de Maipo, montanhoso e pastoral. Ali é possível fazer cavalgadas, caminhadas e rafting. Valle Nevado e Portillo são estações de esqui e snowboard de primeira lina. As vinícolas nos vales de San Antonio, Maipo e Cachopoal oferecem degustações e visitas.


História Local

Santiago de la Nueva Extremadura foi fundada em 1541 pelo espanhol Pedro de Valdivia e em seguida foi saqueada e queimada pelos índios. A falta de ouro no Chile fez com que o país ficasse para segundo plano durante três séculos, até que os líderes declarassem a sua separação da Espanha em 18 de setembro de 1810, data celebrada todos os anos com fervor, o Dia da Independência.


Política Local

O brutal ditador Augusto Pinochet faleceu e hoje a política nacional tem nova cara na figura da primeira presidente mulher, Michelle Bachelet. Bachelet, entretanto, precisa resolver o problema dos estudantes, que protestam por uma melhora no sistema educacional, e do deficitário sistema de transporte público. A exportação de seus principais produtos, o cobre e a agricultura, cresceu graças aos acordos de livre comércio com países como Estados Unidos. Assim, os chilenos ganharam confiança no país e no futuro.


Informações úteis

Aeroporto

A melhor forma de se chegar em Santiago é voar até o aeroporto Comodoro Arturo Merino Benítez, a somente 20 minutos do centro.

Escrito por Time Out Viagem editors