![](/contentFiles/image/guias/bergamo/shutterstock_26547823.jpg)
Muito mais do que uma referência de quem vai a Milão
Para muitos turistas que se dirigem a Milão, da estrada pode-se avistar o topo da Città Alta (Cidade Alta) de Bérgamo, pela metade. É uma pena, porque a cidade medieval murada é muito mais do que simplesmente um ponto de referência do aeroporto de Orio al Serio.
Para os bergamascos, e para os milaneses que vão para a província sempre que têm oportunidade, Città Altà é uma lembrança constante das montanhas e vales que caracterizam a alma bergamasca, assim como do comércio e da indústria que fazem de Bergamo uma cidade próspera. Bérgamo tem dois centros: Città Alta (Cidade Alta) e Città Bassa (Cidade Baixa). As duas partes estão ligadas por um funicular.
Fora da estação, em Città Alta, ao descer a Via Gombito você passa por pequenas lojas até chegar à adorável Piazza Vecchia e ao Palazzo della Ragione, um palácio real do século 12, transformado em centro de exposições. A Torre del Campanone é uma relíquia do século 12, das batalhas de Guelph-Ghibelline na cidade; às 22 horas, todas as noites, o sino soa 100 vezes para lembrar o toque de recolher imposto no passado.
Atrás do Palazzo della Ragione está a Piazza Duomo, onde fica a catedral, a Basílica de Santa Maria Maggiore e a Cappella Colleoni. Bergamo se orgulha de sua deliciosa comida: frios sortidos e a especialidade bergamasca de polenta com coelho, frango ou cogumelos.
Informações úteis
Aeroporto
O Aeroporto de Orio al Serio (326 323, www.sacbo.it) fica a 4,8 km do centro da cidade.
Ônibus
Há um serviço freqüente de ônibus fretado (236 026), €1,60 ida.
Táxi
O táxi custa €15. Radiotáxi (451 9090).
Informações turísticas:
Piazzale Marconi (210 204, www.apt.bergamo.it).
DDI: +39.