![](/contentFiles/image/guias/brno/8.jpg)
Uma cidade badalada sem e despretensiosa
A segunda cidade da República Tcheca tem uma catedral maravilhosa, um palácio e alguns monastérios que provam sua importância como base poderosa do Império Habsburgo. Esses prédios grandiosos, junto com um ambiente estudantil e uma vida noturna animada - que não ficam nada atrás de Praga - são o trunfo dessa cidade, ao mesmo tempo badalada e tranqüila, mas sem as pretensões de uma capital.
Brno oferece uma boa dose de fachadas barrocas, bonitas ruas de pedras, criptas e mercado ao ar livre. No centro antigo está a imensa catedral Petrov, com a cripta Capuchin e sua macabra coleção de corpos mumificados. O castelo Spilberk tem um kasematy, um tenebroso labirinto com calabouços úmidos, onde o imperador Joseph II mantinha seus prisioneiros suspensos nas paredes molhadas.
Mas Brno não é feita só de masmorras do século 14 e dragões de fábulas (ou seja, o Dragão de Brno, que hoje não passa de um crocodilo inflado). O lado moderno da cidade está à mostra na Villa Tugendhat (fechada para reparos por tempo indeterminado), um tributo de Brno à arquitetura moderna e Patrimônio da Humanidade desde 2004.
A Exposição anual da Nova Música (11/15 mar) mostra tendências atuais do tema em vários locais nada convencionais. O Centro de Cultura da prefeitura tem concertos de todos os gêneros durante o verão. O melhor lugar para dançar e ouvir techno é fora da cidade, no Fabrika Club.
Informações úteis
Aeroporto
O Aeroporto Brno-Tu¡any (545 521 365, www.airport-brno.cz) fica 12,8 km a sudeste da cidade.
Ônibus
O aeroporto é servido por ônibus a cada hora (nº76, 13K±, trajeto de 20 min).
Táxi
O táxi custa cerca de 300K±. Pode-se combinar o preço das tarifas de táxi com antecedência. City Taxi (321 321).
Andar a pé
O melhor é conhecer o centro a pé.
Informações Turísticas: Radnická 8 (211 090, www.brno.cz/).
DDI/DDD: +420 542.