Time Out Viagem

Navegue pelas sessões

Zadar

Time Out Zadar- guia de hotéis, restaurantes e passeios em Zadar

Shutterstock

 No verão a cidade sedia um festival de música dançante

O porto de Zadar, ao norte da Dalmácia, não é um dos destinos mais conhecidos da costa da Croácia. Mas isso está prestes a mudar. A casa noturna The Garden, patrocinada pela banda inglesa UB40, traz DJs internacionais importantes, criando assim um festival de música dançante no verão; ali perto, o sofisticado centro artístico Arsenal também ajuda a promover a cidade. Na costa, o Órgão Marítimo, de Nikola Basic, emite sons bizarros a partir do movimento das ondas que entram nos tubos construídos nos degraus à beira-mar. Nem Split, nem Dubrovnik superam Zadar no quesito arte e música.

Balneário famoso no século 19, Zadar foi bombardeada durante a Segunda Guerra pelos aliados e durante a guerra da Iugoslávia nos anos 1990. Só agora a cidade está se recuperando. O centro fica numa península, rodeada por muralhas venezianas com um fórum romano no centro. Na praça principal, Zeleni trg, está a igreja bizantina de São Donato, cujas formas cilíndricas são o símbolo da cidade.

Além disso, da catedral e do campanário, a vista panorâmica é linda. Há ruínas romanas e medievais no Museu Arqueológico, na trg Opatice Cike, onde também está a Igreja de Santa Maria e o Tesouro – as freiras desse antigo convento encontraram os incríveis artefatos bizantinos e venezianos de ouro e prata, expostos no museu ao lado.

Escrito por Time Out Viagem editors