Time Out Viagem

Navegue pelas sessões

Cairns

Time Out Cairns- guia de hotéis, restaurantes e passeios em Cairns

Protetor extrovertido do maior organismo vivo do mundo

Por causa de sua reputação e de um imaginário cheio de paisagens dignas de cartões postais, Cairns pode até parecer um pouco exagerada na chegada. Por isso sua primeira parada deve ser no aprovado Gateway Discovery Centre, na 51 The Esplanade (+61 740513588http://www.australiangetaway.com). Imediatamente do outro lado da rua está a mais famosa atração e ponto de encontro social durante o dia – a Cairns Lagoon Complex. Construída em um estuário, a grande dificiência de Cairns sempre foi a praia.

Em 2001 houve uma tentativa estranha de criar uma artificialmente, mas um ciclone encarregou-se de elimina-la. Com base nessa experiência, a cidade decidiu que a uma lagoa artificial seria o grande negócio. E realmente foi um sucesso. Não há dúvida de que entre um passeio e a badalação social a lagoa trará um pouco de sossego e conforto. Do lado oposto da lagoa está o Pier Complex – o principal centro de compras – e ao lado o moderno Reef Fleet Terminal, onde centenas de almas partem ansiosas todos os dias para o primeiro encontro com o recife de corais e retornam exaustas e encantadas.

O centro da cidade é relativamente pequeno e fácil de conhecer. Cairns não é famoso por seus marcos e prédios históricos; pelo contrário, você verá um grande conglomerado de hotéis, mochileiros, bares, restaurantes e operadoras de turismo. No meio de tudo isso você encontra um alento cultural no pequeno Cairns Museum, na esquina das ruas Lake e Shields (+61 740515582).

Também na Shields Street está a premiada Peter Lik Wilderness Gallery (+61 740318177, www.peterlik.com.au). As lindas fotografias panorâmicas e o design da própria galeria são impressionantes. Pode-se ver obras de arte mais convencionais, tanto regionais quanto nacionais, na Cairns Regional Art Gallery, na esquina das ruas Abbott e Shields (+61 740464800, www.cairnsregionalgallery.com.au).


História Local

O nome aborígene para a região é ‘Gimuy’. Na década de 1870, Cairns era um pequeno porto servindo as minas de ouro do rio Hodgkinson e tem o nome de William Wellington Cairns, o terceiro governador de Queensland. Cairns se desenvolveu com regularidade com a criação da ferrovia para as Atherton Tablelands. Em seguida, cresceu ancorada no investimento nos portos, como meio de transporte para as indústrias da madeira, estanho e açúcar. A pescaria foi a primeira atração turística da cidade antes da invenção do aqualung em 1943, em torno do qual nasceu o interesse inevitável pela Grande Barreira de Corais.


Política Local

Sendo uma das mais preciosas riquezas naturais do mundo e um dos grandes trunfos turísticos do país, há muito debate e muita controvérsia ao redor do bem-estar, conservação e futuro da Grande Barreira de Corais. A grande ameaça é sem dúvida o aquecimento global, já que apenas 1°C de aumento na temperatura da água já seria fatal. No entanto, os estudos recentes sugerem que embora isso cause danos, não seria necessariamente o fim da Grande Barreira, já que o coral ‘pode’ vir a se reestabelecer em outro lugar.

Escrito por Time Out Viagem editors