Time Out Viagem

Navegue pelas sessões

Antália

Nossas dicas de Hotéis, Restaurantes e Passeios

Shuteerstock

A regra é o novo encontrar o antigo, e com 300 dias de sol, a região é abençoada

Sol, cerveja e areia, à sombra do mítico Monte Olympus. O sol e o mar são o alma da cidade, já que fica às margens do Mediterrâneo. Há charmosas pensões nas ruelas estreitas e sinuosas do antigo bairro de Kaleici. A oeste, os hotéis de luxo encravados nos penhascos, imperam sobre o mar de água-marinha. As famílias passeiam pelo calçadão à noite – as matriarcas com lenços na cabeça, ao lado de suas netas com roupas mais modernas. A regra é o novo encontrar o antigo, e com 300 dias de sol, a região é abençoada.

O centro da cidade, onde as ruínas romanas e a arquitetura Seljuk de Antalya são evidentes, fica na intersecção de Cumhuriyet e Ataturk Cad. A praia Lara fica a sudeste, aonde pode-se ir rapidamente de ônibus, e Konyaalti e o Beach Park ficam a oeste, com Kaleici na direção do velho porto lá embaixo.

O Minarete Canelado, o emblema da cidade, fica a oeste, descendo o morro Cumhuriyet; tem uma arquitetura diferente, feita de tijolos vermelhos com blocos turquesas, construída durante o reinado Seljuk, do Sultão Alaeddin Keykubad no século 13. Ali perto, fica um alojamento dervixe do século 14, e abaixo uma mesquita ainda em funcionamento.

Entretanto, tudo o que restou da instituição teológica Karatay Medrese – conhecida como ‘escola arrasada’ e parte da comunidade ao redor da mesquita– são as fundações, algumas colunas e a possibilidade de tomar um chá ou jogar uma partida de gamão com os turcos. Várias estradas e escadarias ligam Cumhuriyet à marina.

Há cruzeiros de 1 dia nas diversas operadoras de turismo na marina (experimente a Samurai Yachting, +90 (0)242 247 4972, www.samuraiyachting.net). Subindo o morro, começa o bairro do Kaleici. Localizado a sudeste do porto, do parque Karaalioğlu tem-se uma vista magnífica do Golfo de Antália e oferece a oportunidade de visitar a Hıdırlık Tower, um farol durante a era romana.

O bairro antigo começa e termina em Hadriyan’in Kapisi (Portão de Adriano) em Ataturk Cad, construído em homenagem a Adriano durante uma visita imperial em 150 d.C.. O trabalho de restauração nos anos 1950 revelaram o portão, escondido durante séculos sobre uma muralha Seljuk. Mais uma vez, o portão é a porta de passagem para quem viaja entre Kaleici e o centro da cidade.


História Local

Parte do império Hitita de 2.500-1.400 a.C., a cidade só foi fundada no século 2º a.C., quando o rei expansionista Attalus II de Pérgamo ordenou que seus soldados procurassem pelo paraíso, e Antália (antiga Ataléia) foi o lugar escolhido. Antália foi mais tarde um importante porto romano. No século 12, surgiu uma nova força nas estepes anatólias, a medida que as tribos da Ásia Central dominaram a região rapidamente. Os Seljuks tinham o controle da região e deixaram estruturas robustas em Antália, que passaram no teste do tempo. Os otomanos subiram ao poder em 1390.


Politíca Local

Se pensarmos nos esteriótipos de Antália, incluiremos turistas beberrões circulando com os grupos dos pacotes de turismo. Entretanto, nos últimos anos a cidade tem se esforçado para se preparar para receber turistas de outros perfis. Pela primeira vez em 2005 os turistas russos superaram os turistas ocidentais e os donos de restaurantes locais abriram o primeiro restaurante kosher de Antália.

Escrito por Time Out Viagem editors