Essa capital regional também tem seu charme
Centro industrial e comercial no noroeste da Polônia, Bydgoszcz é mais uma cidade de trabalho do que de turismo. Entretanto, localizada na confluência dos rios Vistula e Brda – daí seu vínculo com o comércio e com os tecidos – essa capital regional também tem seu charme.
Bydgoszcz obteve ganhos e perdas com sua posição estratégica. Os suecos destruíram seu castelo medieval, os prussianos construíram o canal e a ferrovia até Berlim e os nazistas enfrentaram uma dura represália em um levante local – um quarto de seus cidadãos não sobreviveu à guerra.
Hoje os turistas começam com um passeio pela ‘Bydgoszcz Venice’, um conjunto de lindas casas construído em uma ilha entre dois braços do Brda. A igreja gótica Farny, de tijolos vermelhos, sobreviveu aos suecos, prussianos, nazistas e soviéticos, assim como vários bonitos prédios administrativos fin-de-siècle e celeiros ao redor do centro da cidade, rodeado de canais.
Há também bastante espaço verde com parques como o Lesny Park Kultury I Wypoczinku. Bydgoszcz é mais animada à noite. Há muitos clubes de jazz, inclusive o influente Mozg. O palco mais famoso da música clássica local é a Philharmonia, uma das melhores casas de concerto da Polônia, onde são organizados festivais internacionais todos os anos.
Informações úteis
Aeroporto
Bydgoszcz (052 365 4650, www.plb.pl) fica 1,6 km a sudoeste do centro da cidade e conta com o ônibus nº 80 para o trajeto (10 min, PLN2.20).
Táxi
Táxi custa 15zl-16zl. Há boa rede de trens e ônibus na cidade. Táxi Brna Taxi (052 322 22 22).
Informações turísticas: Stary Rynek 15/21 (www.bydgoszcz.pl).
DDI/DDD: +48 sem o 0 inicial.