Time Out Viagem

Navegue pelas sessões

Pau

Time Out Pau - guia de hotéis, restaurantes e passeios e

Shutterstock

Uma cidade francesa com ar inglês

Pau é mais famosa pelo Château de Pau, onde nasceu o rei Henrique IV no século 16. Maria Antonieta passava o verão no castelo, que também era usado como casa de férias de Napoleão.

A fortaleza medieval, original dos reis de Navarra e dos viscondes de Béarn, foi transformada durante a Renascença. A atual aparência é obra de Luís Felipe. Ele nunca se hospedou aqui, mas renovou o palácio no século 19, decorando-o com tapeçarias de Gobelin, móveis neogóticos e neorenascentistas. O turismo começou em meados de 1800: em 1842, o médico escocês Alexander Taylor veio a Pau e gostou do clima ameno e saudável da cidade.

Os ingleses vieram como se estivessem em uma missão, construíram vilas excêntricas com grandes jardins, uma igreja anglicana, a primeira pista de corrida com obstáculos da Europa continental – que existem até hoje. Não deixe de apreciar a vista que se tem das montanhas ao caminhar pelo boulevar des Pyrénées, com 1,6 km de extensão, palmeiras, pubs ingleses e villas belle époques.

O boulevard está para Pau assim como a promenade des Anglais está para Nice. Na metade do caminho está a place Royale, construída em 1687 em homenagem ao Rei Sol. Outros lugares turísticos são o Musée des Beaux-Arts, com obras de El Greco e Degas. Na rue du Maréchal Joffre há exemplos de casas com galerias no antigo estilo de Béarn. A Place Reine Marguerite foi cenário de execuções durante a Revolução Francesa. Os Pirineus são excelentes para caminhar e esquiar e no Parc National des Pyrénées ainda há alguns ursos.

Escrito por Time Out Viagem editors