![](/contentFiles/image/guias/pula/3.jpg)
Uma cidade rica em história romana
Principal cidade de Ístria, a península que separa a Croácia da Itália, Pula é rica em história romana. O maior evento artístico da cidade, o Festival de Cinema de Pula, acontece no anfiteatro romano maravilhosamente preservado, ao norte do centro da cidade, onde também são feitos shows de rock e concertos clássicos durante o verão.
O centro tem arco e fórum romanos com mosaicos originais e a prefeitura foi construída nas ruínas do Templo de Augusto. Quando os austro-húngaros dominavam a região no século 19, Pula era um porto industrial e base naval, um lugar atrasado e sujo que desagradou James Joyce – ele esteve lá depois de fugir com Nora Barnacle.
Do lado de fora da escola onde lecionou há uma placa honorária e uma estátua sua, perto do arco romano. Um anel de ruas concêntricas circunda o antigo Capitólio Romano, reconstruído pelos venezianos como fortaleza. Hoje é sede de um fraco Museu da História Ístria, e do Museu Arqueológico de Ístria, que vale mais a pena por causa dos seus achados romanos.
O centro da cidade é surpreendentemente pequeno e privado de bons hotéis e restaurantes. Mas há alguns em Verudela, 3,2 km ao sul, além de praias de seixos. Mais ao sul estão os balneários de Premantura e Medulin, onde se chega de ônibus.