Time Out Viagem

Navegue pelas sessões

Paderborn

Time Out Paderborn - guia de hotéis, restaurantes e passeios em Paderborn

Palco da formalização o Sacro Império Romano

Paderborn tem esse nome por causa de Pader, o menor dos rios alemães, e suas nascentes. Foi nessa movimentada cidade comercial que Carlos Magno se encontrou com o Papa Leão III em 799 para formalizar o Sacro Império Romano. As fundações do palácio onde ocorreu o encontro, o Kaiserpfalz, da dinastia carolíngia, destruído num incêndio no ano 1000, foram escavadas e estão à mostra na Catedral (Dom) do século 13 – outro lugar imperdível.

Enfeitada com entalhes de animais, é conhecida por sua janela trompe l’oeil no jardim do claustro. Ali perto está o Ottonian Kaiserpfalz, palácio originalmente construído para substituir o palácio carolíngio que hoje abriga o Museu Arqueológico Regional. Vários objetos dos dois palácios estão em exposição.

Mas nem tudo faz parte do passado. A população de 135 mil habitantes de Paderborn chega a 150 mil no período acadêmico. Os estudantes ocupam os bares da Altstadt (Centro Antigo) e o centro de pedestres. Muitos moradores trabalham na indústria da informática.

Há dez anos, uma empresa local de tecnologia abriu aqui o Heinz Nixdorf Museums Forum, o maior museu de computação do mundo, que oferece entretenimento e interatividade através de 5 mil anos da história da comunicação.

Escrito por Time Out Viagem editors