A cidade tem uma herança cultural ampla e mesclada
Desenvolvida por cartagenos, ocupada por romanos, dominada por vândalos e bizantinos, controlada por pisinos, conquistada por aragonenses, entregue à Áustria e reconquistada por Garibaldi para a Casa de Sabóia. Definitivamente a cidade de Cagliari, em uma baía da Sardenha, tem uma herança cultural mesclada.
A miscelânea de ruas da marina, com ruas de pedras arredondadas e prédios fragmentados também de pedra, leva até o alto do morro onde está o Castello e de onde se tem uma linda vista para o mar. O Castello era uma fortaleza dos controladores pisanos.
Eles construíram a monumental Torre dell’ Elefante (1307) para manter os aragonenses bem longe. Não conseguiram. Durante o domínio espanhol, as cabeças cortadas dos executados foram penduradas em gaiolas acima da ponte levadiça. As igrejas de Cagliari mostram uma incrível mistura das arquiteturas romana, renascentista, gótico-catalã e barroca.
Não perca a Pisan Duomo (catedral) do século 13, o Palazzo Viceregio e a segunda torre pisana, a Torre di San Pancrazio. É na cidade murada que está o Museu Nacional de Arqueologia e a Galeria Nacional.
Entre as delícias da culinária local estão o pane carasau, um pão fininho e crocante, servido com alecrim e azeite de oliva; o presunto de javali; os mariscos; e as seadas, pastéis recheados de queijo pecorino e cobertos com mel.
Informações úteis
Aeroporto
O Aeroporto de Elmas (070 211 211, www.aeroportodicagliari.com/) fica 8 km a sudoeste da cidade.
Ônibus
O ônibus ARST vai para o centro (67¢).
Táxi
O táxi custa entre €15-€18. Radiotáxi (070 400 101).
Informações turísticas: Piazza Matteotti (070 669 255, www.communi.cagliari.com).
DDI/DDD: + 39.