Time Out Viagem

Phuket

Nossas dicas de Hotéis, Restaurantes e Passeios

Shutterstock

Vá pelas lindas praias protegidas por florestas tropicais  

Entre as praias da costa leste de Phuket, o pote de mel é Patong. Uma cidade de mercado de massa em um perfeito arco de areia, tem o que há de mais elegante em Phuket e a maioria da vida noturna, lojas e serviços. Quem prefere ficar em locais mais tranqüilos deve optar pelo calçadão para comer frutos do mar e ir aos mercados noturnos de souvenirs e imitações. Os festeiros vão para os pubs temáticos, boates e ‘bar-beers’ a céu aberto. Patong também é um destino famoso entre os gays.

O centros turísticos se concentram na faixa sul, nas baías de Karon, com dunas nos fundos, e Kata, protegida pela mata. Do promontório a vista é espetacular, terminando na linda Nai Harn Bay, onde as montanhas de repente ficam recortadas. Ali perto o Cape Promthep atrai multidões quando o sol desce no Oceano Índico. Rawai, no sudeste em direção a Ko Phi Phi, mantém seu discreto charme.

Os hotéis, villas, lojas e restaurantes mais elegantes estão ao norte de Patong, entre as baías de Kamala e Surin. Muitos são exemplos do design tailandês contemporâneo. O Phuket Laguna Complex ocupa a extensa Bang Tao Bay, com seus cinco hotéis (totalizando 25 estrelas) e um dos melhores campos de golfe, todos em volta de lagos feitos a partir das escavações das minas de estanho. Além da reserva do parque nacional, a longa praia Mai Khao é a mais recente no circuito, fica perto do aeroporto e das pontes para o continente, na ponta norte.

O interior montanhoso tem plantações, cachoeiras, alguns parques nacionais florestais e santuários de gibões. Grande parte da costa leste é de mangues, com um povoamento cigano turístico Ko Siray, ao lado da cidade de Phuket. A capital provincial tem diversos prédios históricos, assim como portos para balsas e passeios para mergulho. O aquário de Phuket (+66 (0) 7639 1126), em Laem Panwa, substitui o mergulho para quem não curte o esporte. Na direção sul, antes de Rawai, Chalong Bay é um paraíso para iatistas, onde fica o reverenciado templo budista Wat Chalong (+66 (0) 7638 1226).

História Local

Este antigo porto chamado Junk Ceylon, depois Talang, e finalmente Phuket (a partir de ‘Bukit’, morro em Malay), evitou a colonização britânica. Sua importância cresceu depois que duas irmãs resistiram aos birmaneses. Os crescimentos foram calcados no estanho, na borracha e no turismo – com a chegada dos mochileiros nos anos 1970. Rica e desenvolvida, Phuket abriga hoje além de tailandeses, chineses, muçulmanos, ciganos e cada vez mais expatriados.

Política Local

A reconstrução depois da tsunami de 2004 está completa, e os números do turismo voltaram ao normal, mas com poucas melhorias no planejamento. Pressões sobre a questão da água doce e da ecologia aumentam à medida que os tailandeses ricos continuam consumindo e investindo em shoppings, butiques, escolas internacionais, marinas e villas de luxo. Dizem que há planos de tornar a região isenta de impostos. Se o jogo de azar for legalizado, terá também um cassino.

Escrito por Time Out Viagem editors