Time Out Viagem

Navegue pelas sessões

Samos

Time Out Samos - guia de hotéis, restaurantes e passeios

Os vilarejos montanhosos, ainda intocáveis, e as ruínas do santuário de Heraion conquistam o visitante

Vilarejos montanhosos ainda intocados, a intrigante cidade de Pythagorio e algumas bonitas praias ao longo da costa oeste compensam o lado negativo de Samos – o fato de receber muitos pacotes de turismo e os estragos feitos pelas queimadas.

O período histórico mais promissor foi o século 6º a.C., sob comando do tirano Polykrates que gostava de realizar grandes feitos. Heródoto conta que ele encomendou o maior dos portos, o maior dos complexos de templos e o túnel mais longo daquela era. Todos em Pythagorio (em homenagem a Pitágoras, do teorema famoso, outro habitante local).

O porto está hoje debaixo da água, mas as ruínas do santuário de Heraion dão uma idéia do seu tamanho; você também pode explorar os primeiros 100 metros do Túnel Eupalinus, de um quilômetro de extensão, usado para fornecimento de água. Um bom museu arqueológico na capital Vathy tem os mais altos kouros sobreviventes (estátuas masculinas nuas) da antiguidade.

Para conhecer os simpáticos vilarejos nas montanhas, com vista panorâmica e taverna, vá de carro até Vourliotes e Manolates, ao norte da ilha. Há lindas praias ao redor de Potami, alguns quilômetros a oeste de Karlovassi; siga as trilhas a partir daqui. Essa parte da costa é uma área protegida das focas-monge. A costa turca fica perto e não perca a chance de visitar o antigo sítio de Éfesus.

Escrito por Time Out Viagem editors