Time Out Viagem

Navegue pelas sessões

Nantes

Time Out Nantes - guia de hotéis, restaurantes e passeios em Nantes

Conheça o projeto arquitetônico do Palais de Justice, de Jean Nouvel

Importante porto comercial do século 18, Nantes ocupava a posição principal na confluência dos rios Loire, Erdre e Sèvre. Entretanto, nos últimos anos o comércio diminuiu e os depósitos ocupam a maior parte da margem do rio.

Os prédios históricos parecem pequenos diante da Tour de Bretagne e os canais foram pavimentados. Mas não deixe que isso o desanime. No centro da cidade brilha o lindo Château des Ducs de Bretagne (4 Place Marc Elder, 02 51 17 49 00). A bonita catedral gótica de St-Pierre St-Paul (São Pedro e São Paulo) foi restaurada e fica do lado norte do château.

Atrás da Chapelle de l’Oratoire e do outro lado da praça está o Musée des Beaux-Arts (10 Rue Georges Clemenceau, 02 51 17 45 00, fecha ter), cuja coleção permanente inclui quadros de Georges de la Tour, Ingres e Courbet (e durante três meses do ano, ainda recebe obras do Louvre). Um pouco mais a leste, o impecável Jardin des Plantes (02 40 41 90 09, www.jardins.nantes.fr) vale a visita.

Atravessando o trilho do trem, a antiga fábrica de biscoitos LU hoje abriga o Le Lieu Unique (Quai Ferdinand Favre, 02 40 12 14 34, www.lelieuunique.com), um centro de arte contemporânea com um gostoso bar e restaurante. Vale ver a vista panorâmica da torre. O novo Palais de Justice (Île de Nantes), projetado pelo arquiteto Jean Nouvel para representar a ‘justiça moderna’, deu uma grande contribuição de arquitetura moderna para a cidade.

O cours des 50 Otages, onde os alemãs mantiveram 50 franceses em cativeiro durante a Segunda Guerra, separa o bairro medieval Bouffray, todo para pedestres a oeste da catedral, da área em volta da Place du Commerce, dos séculos 18 e 19. A bonita e semi-circular place Graslin tem uma casa de espetáculos (02 40 69 77 18).

Muitos nomes importantes do design e grifes locais, como a Biche de Bere (24 Rue de la Fosse, 02 40 89 59 90), estão na Rue Crébillon. A extraordinária Passage Pommeraye é uma arcada do século 19 de três andares, que liga a rue Crébillon, em cima, com a place du Commerce, abaixo. O rebuscado interior do tradicional chocolatier Gautier Debotté (9 Rue de la Fosse, 02 40 48 23 19) foi classificado como monumento nacional.

• Informações turísticas: 3 cours Olivier de Clisson (08 92 46 40 44, www.nantes-tourisme.com ).

Escrito por Time Out Viagem editors