Time Out Viagem

Siena

Time Out Siena- guia de hotéis, restaurantes e passeios

A cidade medieval mais bonita e melhor preservada do mundo

No coração da cidade está Campo, uma bonita praça em formato de concha repleta de bons cafés. É aqui que está também o maravilhoso Palazzo Pubblico, onde fica o Museo Civico (057 741 169). Entre as importantes obras de arte estão os vibrantes afrescos de Ambrogio Lorenzetti descrevendo a Allegoria do Bom e do Mau Governo e a sublime Maestà de Simone Martini.

O Palazzo é dominado pela Torre del Mangia, que era a torre mais alta da Itália quando foi finalizada 1348, com 118 metros. Só podem subir os 388 degraus da torre 15 turistas de cada vez; os turistas pintores são recompensados com uma bela vista das redondezas. O Duomo da cidade (Piazza del Duomo, 0577 283 048) foi consagrado em 1179 e sua construção continuou até a crise econômica deflagrada pela Peste Negra. Seu interior é extraordinário. Suas paredes são cobertas por listras horizontais brancas e pretas.

Entre os tesouros está o púlpito entalhado por Nicola Pisano por volta de 1265 e a Libreria Piccolomini construída em 1495 para celebrar a vida de um garoto local, o Papa Pio II. Do lado oposto do Duomo está a Spedale di Santa Maria della Scala (Piazza del Duomo, 0577 224 811), um hospital de peregrinos do século 11 onde foram tratados pacientes até 1980. Uma das antigas alas, a Sala del Pellegrinaio, está coberta com afrescos bonitos do século 15, descrevendo a vida cotidiana do hospital.

Se depois da visita ao Duomo você quiser tranqüilidade, refugie-se no Orto Botanico (Via Mattioli 4, 057 723 2871, fecha sab à tarde e dom), que fica em uma área inclinada entre a Porta Tufi e a Porta San Marco. Caso contrário, pode também ir até os arquivos públicos para ver o Museo delleTavolette di Biccherna (Via Banchi di Sotto 52, 057 724 7145). Se estiver nos seus planos visitar todos os pontos turísticos, vá à bilheteria no Museo Civico que vende o bilhete de ingressos combinados, incluindo a Spedale Santa Maria della Scala.

Além de se encantar com tantas paisagens que parecem ter parado no tempo, uma visita Siena tem outrois tesouros. A região da Toscana abriga algumas das vinículas mais tradicionais do mundo. As suas adegas guardam preciosidades como o Brunello de Montalcino.

• Informações turísticas: Centro Servizi Informazioni Turistiche Siena (APT), Piazza del Campo 56 (057 728 0551, www.terresiena.it).

Escrito por Time Out Viagem editors