Time Out Viagem

Navegue pelas sessões

Basileia

Time Out Basileia - guia de hotéis, restaurantes e passeios

Shutterstock

Centro dos bancos e da indústria farmacêutica, a Basiléia conta com algumas atrações impressionantes

Importante porto, a Basiléia está dividida em duas, a partir do seu principal curso de água, o Reno. A oeste, a Grande Basiléia - onde fica a antiga cidade histórica e a fronteira com a França – e, a leste, a Pequena Basiléia residencial, empresarial e perto da fronteira com a Alemanha.

Centro dos bancos e da indústria farmacêutica, a Basiléia conta com algumas atrações impressionantes. A mais óbvia é a catedral, o Münster, cuja construção foi iniciada no século 13. Feita de arenito vermelho e em estilo romanesco, abriga a tumba de Erasmo, o humanista da Renascença.

O Museu de Belas Artes é imperdível, com obras importantes de Holbeins e artistas locais, além de obras de Picasso, Klee e vários impressionistas. No ingresso está inclusa a entrada para o Museu de Arte Contemporânea, com obras de Joseph Beuys na coleção.

Na mesma rua do Museu de Belas Artes, o Museu de Artes Antigas é o melhor da Suíça para antiguidades gregas, romanas e etruscas. Na principal praça do centro antigo, a Barfüsserplatz, a igreja Barfüsser tem diversos tesouros do Museu de História.

O orgulho da cidade, no entanto, vai para a Fundação Beyeler, de Renzo Piano, tanto pelo maravilhoso prédio, quanto pela sua criteriosa coleção, com Picasso, Rothko, Matisse e Kandinsky.


Informações úteis

Aeroporto
Basel-Mulhouse-Freiburg (061 325 3111, www.euroairport.com) fica 20,8 km a noroeste da cidade.

Ônibus
No aeroporto, o ônibus nº 50 faz o trajeto até o centro (20 min).

Andar a pé
É fácil se movimentar a pé na Basiléia, mas há bondes, ônibus e uma excelente linha regional de trens.

Táxi
O táxi custa CHF35-40.
Metro Taxi (061 312 4444).

DDI: +41 sem o 0 inicial. 

Informações turísticas: Stadt-Casino com Barfüsserplatz (061 268 6868, www.baseltourismus.ch.

Escrito por Time Out Viagem editors