![](/contentFiles/image/guias/bourgas/1.jpg)
Passeie pela avenida principal, a Ulitsa Aleksandrovska, no verão e ficará perdido com tantas opções de bare
O principal porto industrial da Bulgária não tem o charme cosmopolita, nem as águas claras de Varna, ao norte, mas é mais viva graças à sua cultura dos cafés e da vida noturna. Passeie pela avenida principal, a Ulitsa Aleksandrovska, no verão e ficará perdido com tantas opções de bares. Muitos desses freqüentadores de bares estudaram na Free University, no centro da cidade, e a maioria dos mais famosos DJs de Sófia se mandam para a costa do Mar Negro no verão e fazem Bourgas de base.
Há um conjunto de modestas atrações entre a estação ferroviária, de frente para o mar, e a universidade. Aqui há uma versão menor do Museu Arqueológico de Varna, com tesouros romanos e trácios, e um museu Etnográfico com a coleção de artefatos búlgaros. Entre as várias igrejas do centro da cidade estão uma igreja armênia e uma igreja fin-de-siècle dos Santos Cirilo e Metódio, com vitrais em estilo art nouveau.
De frente para o mar há terraços, uma praia municipal e vários cafés ao ar livre. Infelizmente a água é muito poluída para nadar. Normalmente há um enorme navio de carga atracado na baía; ali perto há fábricas de produtos químicos e refinarias de petróleo. Com ônibus de linha, leva-se menos de uma hora para chegar à histórica Nesebar, ao norte, e à literária Sozopol, ao sul – esta abençoada com duas lindas praias.
Informações úteis
Aeroporto
Aeroporto: Bourgas (28651; www.bourgas-airport.com) fica 11,2 km a nordeste da cidade.
Ônibus
O ônibus nº 15 (cada 20 min) parte para a estação central, de onde há um ônibus confiável para os balneários.
Táxi
O táxi custa cerca de 10lev/€5 (142/155/145).
Informações turísticas: www.bourgas.com
DDI/DDD: +359 56.