![](/contentFiles/image/guias/lodz/shutterstock(1).jpg)
A cidade é um importante centro acadêmico e artístico
A segunda maior cidade da Polônia é também uma das mais novas. É produto direto da revolução industrial, que fez com que Lódz despontasse como o principal centro de produção têxtil do Império Russo. Conhecida localmente como a Manchester polonesa, é uma cidade poderosa, dominada por fábricas de tijolos vermelhos e fileiras de chaminés. Uma visita ao Museu de História de Lódz (Ulica Ogrodowa 15, 042 654 0082/0323) é essencial para entender o desenvolvimento da cidade.
Décadas de negligência e descontrole econômico levaram Lódz ao declínio, embora nos últimos anos a cidade esteja vivendo um importante renascimento. Todos os passeios de Lódz se concentram em uma única rua: Ulica Piotrkowska, a mais longa rua de pedestres da Europa. Repleta de bares e estruturas art nouveau, o lugar é agitado durante o dia todo, com riquixás levando as pessoas de uma ponta à outra.
A guerra causou um profundo impacto na cidade; a maioria da população judia morreu no gueto e hoje uma visita ao cemitério, com seus mausoléus e tumbas, impressiona bastante. Com Varsóvia em frangalhos, os artistas que sobraram na capital migraram para Lódz após a guerra. Assim, a cidade se desenvolveu no campo das artes e tem uma das mais famosas escolas de cinema da Europa. Para os cinéfilos, vale uma visita ao Museu do Cinema (Plac Zwyciestwa 1, 042 674 0957).