Time Out Viagem

Navegue pelas sessões

Cidade do Cabo

Time Out Cidade do Cabo- guia de hotéis, restaurantes e passeios em Cidade do Cabo

Shutterstock

A Europa encontra a África nesta cidade à vontade, colorida e animada

A Cidade do Cabo, ‘City Bowl’, que inclui o bairro empresarial central e os subúrbios na montanha, está localizada sob os olhos atentos da Table Mountain, onde estão os picos elevados Devil’s Peak e Lion’s Head com sua ‘cauda’ - Signal Hill - do outro lado, e as instáveis águas da Table Bay sempre à vista.

Apesar de ser compacta e ter muitas vias de uma mão aterrorizando os motoristas, o centro da cidade é muito fácil de ser visitado. Os vários bairros e suas atrações podem ser vistos a pé, mas sempre há a opção dos Topless Tour Bus, ônibus aberto, que você pode pegar em qualquer uma das paradas (passagens e informações no Cape Town Tourism, www.tourismcapetown.co.za), o que facilita conhecer mais os arredores.

Os principais museus e lugares históricos estão todos no centro. Muitos localizam-se ao redor do Museum Mile, onde se chega com facilidade pela Company Gardens, chamada assim porque fornecia produtos para os navios da holandesa Compania das Índias Orientais. Com restaurantes cinco estrelas, lojas movimentadas e estaleiros, parte da V&A Waterfront (Dock Road, Foreshore, +27 (0)21 408 7600, www.waterfront.co.za) é um calçadão para pedestres e parte ainda é um porto movimentado, com traineiras, petroleiros e cruzeiros. Enquanto estiver passeando pela orla, observe os barcos pesqueiros ou visite as atrações ao redor.

Atualmente, a V&A Waterfront está passando por renovações que incluem mais estacionamentos e uma nova ala de lojas de luxo no Alfred Mall. De um lado da Table Mountain, aos pés do talude oeste, está a famosa Atlantic Seaboard, onde são investidos milhões nas douradas baías Clifton Bay e Camps Bay, com areia branca e fofa.

E finalmente, ao sul da City Bowl, seguindo na direção do Cabo da Boa Esperança, os Southern Suburbs incluem o boêmio Observatory, o estudantil Rondebosch, o esportivo Newlands e o influente Constantia. Continuando mais ao sul, a cidade serpenteia pelos subúrbios Muizenberg, Fish Hoek e Simonstown à beira-mar, até que a península termina no Cabo da Boa Esperança, um penhasco de formação rochosa que precipita no mar.


História Local

O Apartheid, a ideologia da segregação racial, foi formalmente adotada pelo governo do Partido Nacional em 1948, cerca de 300 anos depois que os primeiros navios de escravos chegaram na Cidade do Cabo. As questões raciais mancharam a história da África do Sul. Somente em 1994, o país teve sua primeira eleição democrática livre e justa, elegendo o presidente Nelson Mandela, do Congresso Nacional Africano (CNA). Atualmente no seu segundo mandato, o presidente Thabo Mbeki é a segunda cabeça desta jovem democracia.


Política Local

Ainda é raro ver integração racial informal, como mostram os comerciais de refrigerante. A Cidade do Cabo ainda é uma pequena Nova York, já que seus bairros são divididos de acordo com a linha histórica; aqui não há áreas de irlandeses ou italianos – há bairros de muçulmanos, judeus, coloured, negros, gays, ingleses e africâners. O lado positivo disso é que cada uma das comunidades investiu muito na preservação de sua herança cultural, enriquecendo a cidade com essas diferenças. Saindo da cidade, pode-se sentir o efeito da política do ex-governo do apartheid, que forçou a ida de comunidades inteiras para os subúrbios, divididos por raças. Há tours para conhecer a vida daqueles que vivem nos arredores.

Escrito por Time Out Viagem editors