O centro comercial mais famoso de Tóquio é Ginza, um nome tão identificado com o consumo de luxo que cidadezinhas do Japão inteiro batizaram suas ruas comerciais com o mesmo nome. Lojas de departamento de primeira linha e marcas européias dominam o cenário. Os gigantes internacionais da moda estão todos presentes, satisfazendo o apetite local pelas grandes grifes, mas a melhor razão para ir conferi-los são suas fachadas. Mikimoto, Channel e Maison Hermès são ideais para uma fotografia que mostre o gosto que Tóquio tem pelo capricho.
Vale a pena explorar as ruas secundárias de Ginza; elas contam com dezenas de lojinhas interessantes, que vendem artesanato tradicional, quimonos, espadas de samurai e coisas do tipo. Destaque para a especialista em papéis japoneses Kyukyodo, cuja loja de Ginza – com sua entrada em arco – vende cartões de presente e outros itens (caixas, cadernos, porta-retratos) a preços razoáveis, tudo feito com papel washi multicolorido.
Os gulosos devem ir ao subsolo das lojas de departamento, chamado de depachika, onde uma grande variedade de lojas gourmet estimulam tanto o olfato e o paladar quanto a visão. Os principais confeiteiros japoneses estão presentes nestas lojas, o que facilita na hora de comprar presentes. Uma boa dica é o wasanbon, um tablete de açúcar suavemente aromatizado, ou os docinhos de feijão azuki (yokan). Você também encontrará uma ampla seleção de chás verdes, todos lindamente embalados.