Time Out Viagem

Divirta-se

Prepare-se para a festa.

Ficaram para trás os dias em que a cidade parava às 20h e os festivais eram encarados com estranheza pela população. Apesar de às vezes reunirem muita gente, os dias de festivais tradicionais são uma boa época para visitar Pequim. O Festival da Lanterna e o Festival da Primavera enfeitam a cidade com lâmpadas coloridas.

O melhor de tudo é que esses eventos são gratuitos e você pode observar o povo chinês mais à vontade. Os feriados tradicionais chineses seguem o calendário lunar, o que significa que as datas exatas das festividades não são iguais de ano para ano. O governo geralmente confirma as datas apenas poucas semanas antes dos eventos.

Além dos feriados tradicionais e dos festejos religiosos cada vez mais populares, você encontrará em Pequim muitos eventos esportivos, desde o Aberto de Tênis da China no outono à competição aberta de sinuca na primavera, com participação do prodígio chinês Ding Junhui.

A expectativa por outros eventos esportivos internacionais é grande, já que a cidade se prepara para receber o maior de todos, as Olimpíadas de 2008. Mesmo com as melhores das intenções, nem toda celebração em Pequim tem organização excelente. Podem ocorrer problemas, como excessos por parte da polícia em eventos maiores ou acústica ruim em alguns shows.

Mas participar de eventos especiais pode ser uma experiência enriquecedora. A etiqueta não é mesma dos shows do Ocidente: é comum falar, gritar ou permanecer em pé, mesmo atrapalhando a visão do outro. Mas esse comportamento tende a melhorar porque Pequim pretende ser uma cidade bem-vista mundo afora.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois