Time Out Viagem

Vida Noturna

Esqueça o lugar-comum e escolha a festa que sua cara.

Esqueça os uniformes de Mao Tsé-tung e as imagens de uma Pequim cinzenta. A vida noturna da cidade é variada, vibrante e multifacetada: há os KTVs (karaokê TV), que lotam de chineses movidos a uísque, jogando dados e pulando ao som das novidades do pop e do hip-hop; lounges onde são servidos coquetéis para gente da alta sociedade; modernas discotecas onde os laowai e clientes locais dançam ao som dos melhores DJs internacionais.

Embora falte ao entretenimento altamente comercial de Pequim um estilo mais underground, virtualmente inexistente, a vida noturna da cidade já percorreu um longo caminho desde a última década, quando os primeiros bares mais simples e clubes começaram a pipocar na região de Sanlitun.

Atualmente, os baladeiros podem escolher entre uma série de locais da cidade para sair. Staliun ainda tem uma infinidade de bares extravagantes, incluindo um dos primeiros – o Public Space, que abriu as portas em 1997, fez muito sucesso e agora está sob nova direção, mas em decadência –, enquanto nas redondezas de Gongti, ou do Estádio dos Trabalhadores, instalaram-se as grandes casas noturnas de Pequim (um negócio iniciado pela Babyface East, há alguns anos).

Os arredores do Parque Chaoyang também estão se tornando uma nova região para os clubbers, com muitos lugares abertos ao lado de um dos mais freqüentados de Pequim, o infame World of Suzie Wong; a oeste, a área de Houhai abriga inúmeros bares estilosos e algumas vezes baratos.

Os melhores DJs de Pequim usam vinil comprado pela internet, músicas em formato digital e softwares específicos, uma garantia de que os últimos lançamentos tocam na maior parte dos clubes. Nota-se, entretanto, que a música eletrônica e as discotecas atraem comparativamente menos público – a grande maioria da população local ainda prefere dançar ao som de hip-hop e R&B que fazem sucesso nos EUA.

O que não significa que a dance music não esteja crescendo. Pelo contrário, a cidade atrai inúmeros DJs internacionais. Enquanto o resto do mundo parece ter tido uma reação contra o fenômeno dos DJ superfamosos, a China permanece como um mercado lucrativo para esses artistas.

A capital do país não é exceção, e isso pode ser comprovado pela presença semanal de grandes nomes das cabines. Graças à criatividade e persistência de vários promotores, a cidade também tem aberto espaço para atrações de qualidade mas menos famosas ao redor do mundo, criando diversidade na vida noturna de Pequim.


Babyface East

Gongti Xi Lu, 6, Chaoyang (6551 9081). Aberto diariamente, 20h-4h. Entrada grátis. Não aceita cartão.
O nome da Babyface é conhecido nacionalmente, e seu sucesso incentivou o surgimento de muitos grandes clubes da cidade. As duas unidades da discoteca em Pequim são idênticas, com som de última geração, iluminação e grandes pistas de dança. Tudo para satisfazer quem leva a coisa realmente a sério. Como a Babyface se propõe a ter um público mais jovem e descontraído, se esforça para ter sempre no comando das cabines os melhores DJs. Foto pág.177. Outro endereço: Babyface West, Triumph Plaza, Xizhimenwai Dajie, A143, 1º andar, Xicheng, Distrito Financeiro (8801 6848).


The Bank

Gongti East Gate, 9, Chaoyang (6553 1998). Aberto 2ª a 5ª e dom., 20h30-3h; 6ª e sáb., 20h30-5h. Entrada grátis. Cartões AmEx, MC, V
Aberto em março de 2007 em um local privilegiado, à beira do lago e a leste do portão do Estádio dos Trabalhadores, o Bank é de tirar o fôlego. Uma escada liga o restaurante, no térreo, a um grande salão com balcões, de onde é possível ter uma visão geral do clube. A grande pista de dança pode ser vista da luxuosa cabine do DJ, de onde quatro estrelas locais tocam de tudo. Há um imenso jardim que oferece um panorama fantástico para quem prefere coquetéis sob as estrelas.


Banana

Scitech Hotel, Jianguomenwai Dajie, 22, 1º andar, Chaoyang (6528 3636). Metrô Jainguomen. Aberto diariamente, 20h30-5h. Entrada RMB 20-RMB 30. Não aceita cartão
O lugar é grande e tem música alta. Perfeito para quem quer se acabar de dançar. Um dos favoritos dos moradores locais e também um dos primeiros clubes de Pequim (nota-se pela decoração), ainda tem uma pista de dança que agita com som ensurdecedor, ao som de hard house e outros ritmos eletrônicos – e, ocasionalmente, sons mais pesados de DJs convidados. Se você prefere um ambiente mais reservado, suba as escadas que levam ao pequeno, mas sofisticado Spicy Lounge, onde DJs internacionais e locais mixam electro, house, minimal e todas as suas variantes.


Cargo

Gongti Xi Lu, 6 (entre Babyface e Angel),Chaoyang (6551 6878). Aberto diariamente, 20h-5h. Entrada 2ª a 5ª e dom., grátis; 6ª a sáb., RMB 50. Não aceita cartão

Aberto ao público em 2006, o Cargo é uma combinação inteligente de som e iluminação. É bastante popular entre os estrangeiros e a população local, por trazer alguns dos artistas mais famosos para apresentações na capital chinesa. A pequena pista de dança já recebeu DJs internacionais como Felix Da Housecat e Superfreq Mr C.


Leia mais em Guia da balada

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois