Time Out Viagem

Contexto

A cidade está aqui dividida em sete áreas.

Mitte, Prenzlauer Berg & Friedrichshain

A maioria dos lugares que você tem de visitar estão perto ou no próprio Mitte, antigo centro da Berlim Oriental. Comece pelo eixo leste-oeste da Unter den Linden. Ônibus freqüentes passam pelo bulevar e fazem a ligação com o Bahnhof Zôo, na direção oeste. O final da avenida, do lado oeste, tem como marco o emblemático Portão de Brandenburgo, antes fechado para separar as duas porções da cidade. Hoje ele abre passagem para o enorme parque Tiergarten. A noroeste do portão está o quarteirão do governo e o reformado Parlamento, o Reichstag, coroado com a magnífica cúpula de vidro de Norman Foster (Platz der Republik, 2273 2152, www.bundestag.de).

A visita ao topo da cúpula é de graça e a vista, magnífica – mas prepare-se para enfrentar fila. Em direção ao sul do Portão de Brandenburgo está o Memorial em Homenagem aos Judeus Mortos na Europa, concluído recentemente (Cora-Berliner-Strasse 1, 2639 4336, www.holocaust-denkmal.de). O controverso design de Peter Eisenmann tem 2.700 colunas de alturas diferentes, espaçadas para dar a sensação de ondulação, do tamanho de um quarteirão.

Ao sul da Unter den Linden está a praça Gendarmenmarkt. Rodeada pelas Catedrais Alemã (Deutscher Dom, 2273 0431, fecha seg) e Francesa (Französischer Dom, 229 1760, fecha seg), é uma das mais bonitas praças de Berlim. Na extremidade leste da Unter den Linden está o Museum Island (Museumsinsel), um Patrimônio Mundial da Unesco. Entre as fantásticas obras destaca-se o Pergamonmuseum (Am Kupfergraben, 2090 5577, www.smb.spk-berlin.de, fecha seg).

Os majestosos pórticos do Altes Museum (Lustgarten, 2090 5577, www.museen-berlin.de) e as peças de arte do século 19 no Alte Nationalgalerie (Bodestrasse 1-3, 2090 5801, www.museen-berlin.de, fecha seg) também valem a pena. Outras atrações são a Berliner Dom (Am Luftgarten, 2026 9128, www.berliner-dom.de) e o Deutsches Historisches Museum (Zeughaus, Unter den Linden 2, 203 040, www.dhm.de), com uma nova e pretensiosa ala de autoria do arquiteto IM Pei.

Para leste está a praça da era comunista Alexanderplatz e o marco da torre de televisão com a bola do topo, a Fernsehturm (242 3333, www.berlinerfernsehturm.de), com um observatório no alto. Ao sul está a medieval Nikolaiviertel, hoje reconstruída, e as ruínas da muralha medieval. Ao norte da Alexanderplatz, o renovado Scheunenviertel (“Bairro Celeiro”) apinhado de galerias, bares e lojas.

O ponto alto é o Hackesche Höfe, pátios jugendstil (art nouveau) super-movimentados cheios de lojas e cafés. Perto da Auguststrasse fica o principal palco da arte, enquanto que o revigorado bairro judeu está centralizado na nova sinagoga, a Neue Synagoge (Oranienburger Strasse 28-30, 8802 8451, www.cjudaicum.de, fecha sábado).

A Prenzlauer Berg atrai muita gente e, embora tenha poucos pontos turísticos, é uma região tranqüila para comer e beber. A Friedrichshain tem um clima mais comunista e pós-industrial. A vida noturna animada e jovem ao redor da Muhlenstrasse e da Simon-Dach-Strasse contrasta com a sombria rua principal, a Karl-Marx-Allee, um deleite para os fãs da arquitetura stalinista.


Kreuzberg & Schöneberg

Kreuzberg era o coração da contestação berlinense e continua fascinando pela sua diversidade. Veja o Haus am Checkpoint Charlie (Friedrichstrasse 43-45, 2537 250, www.mauer-museum.com), uma exposição sobre o Muro de Berlim e também o Museu Judaico, projetado por Daniel Libeskind- (Lindenstrasse 9-14, 2599 3300, www.jmberlin.de) – que com seu prédio desconstrutivista impressionante, quase rouba a cena da ótima exposição em cartaz. O Schöneberg, ao lado, tem bares mais ao norte e é o centro desse próspero bairro gay.


Tiergarten

O Tiergarten está rodeado pelo parque que tem o mesmo nome. Na sua porção sudeste há vários museus, inclusive o Mies Van der Rohe designed Neue Nationalgalerie (Potsdamer Strasse 50, 266 2651, www.museen-berlin.de, fecha seg) e o Filmmuseum Berlin (Potsdamer Strasse 2, 300 9030, www.filmmuseum-berlin.de, fecha seg). Esse último é um novo complexo na Potsdamer Platz, entre prédios de famosos arquitetos tais como Richard Rogers e Renzo Piano.

Na porção sudoeste do Tiergarten estão o zoológico e o aquário (Hardenbergplatz 8, 254 010, www.zoo-berlin.de), ambos muito bem cuidados.


Outros Bairros

A sudoeste ficam o enorme bosque Grunewald, o Wannsee, que possibilita agradáveis mergulhos, além de outros pequenos lagos – Strandbad Wannsee é a maior praia fluvial da Europa – e o complexo do museu Dahlem. O imponente Ethnologisches Museum (Lansstrasse 8, 830 1438, www.smb.spk-berlin.de, fecha seg) é impressionante, mas o mesmo prédio abriga museus incríveis de Arte Indiana, Arte do Leste Asiático e de Cultura Européia.

Indo em direção ao sul, você pode beber algo na charmosa Köpenick ou experimentar os produtos da cervejaria Berliner Burgerbräu na Friedrichshagen, que no verão abre suas portas para o festival anual de cerveja. Há passeios de barco no Muggelsee, ali perto.

• Informações turísticas: Europa- Center, Budapester Strasse, Charlottenburg (250 025, 01805 754 040, www.btm.de).

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois