Time Out Viagem

Endereços da noite berlinense

Vida noturna para todos os gostos e bolsos.

Leste de Kreuzberg

103 Club

Falckensteinstrasse 47 (não tem telefone/ www.103club.de). U1 Schlesisches Tor. Aberto 6ª e sáb., 23h30-tarde. Não aceita cartão.
O lugar é enorme e de proporções estranhas, com uma variedade de ambientes ligados por um corredor apertado. Às vezes, há três DJs no prédio ao mesmo tempo, tocando de funk a easy listening, apesar de a ênfase ser em house. Shows ao vivo de bandas como Simian Mobile Disco e Schneider TM acontecem regularmente, e você pode relaxar no lounge do andar de cima.


Friedrichshain

Berghain/Panorama

Am Wriezener Bahnhof (não tem telefone /www.berghain.de). S3, S5, S7, S9, S75 Ostbahnhof. Aberto Berghain sáb., 0h-último cliente; Panorama Bar 6ª e sáb., 23h- último cliente. Não aceita cartão.
É um lugar para se ir mais tarde; a noite não engrena antes das 4h da manhã. Os clubbers fazem fila de manhã, depois de outros refúgios fecharem as portas. No verão, o bar externo abre por volta das 11h; mas, no resto do ano, o horário de fechamento é no fim da tarde. A julgar pelos números, o investimento inicial está se pagando. Mas a concorrência chega aos poucos, conforme a multidão embarca na Tresor, mais uma hidrelétrica desativada, na Köpenicker Strasse.

Fritzclub im Postbahnhof

Strasse der Pariser Kommune 3-10, Friedrichshain (entradas 6110 1313/698 1280/www.fritzclub.com). S3, S5, S7, S9, S75 Ostbahnhof. Aberto 2ª a 6ª, 9h-19h; sáb., 10h-14h. Não aceita cartão.
Instalado em um prédio industrial restaurado, o Fritzclub é um novato no mundo do rock, mas sua associação com a RadioFritz lhe dá o poder de trazer para seu palco as estrelas indie de passagem, como Arcade Fire e Maximo Park, nomes como Luka Bloom, Kooks, Clap Your Hands Say Yeah e Fun Lovin’ Criminals, e até algumas das lendas dos velhos tempos, como o Sonic Youth.


Prenzlauer Berg

Ausland

Lychener Strasse 60 (447 7008/ www.ausland-berlin.de). U2 Eberswalder Strasse. Aberto horário varia. Não aceita cartão.
Um minúsculo porão dirigido por um punhado de boêmios que oferecem música experimental – noise, free jazz, avant-folk e eletrônica ao vivo –, além de filmes e instalações artísticas. Pode encher quando figuras como Acid Mothers Temple aparecem por lá. Os shows começam uma hora depois do horário marcado – parece ser um princípio. Geralmente, um DJ assume a noite após o show.


 
Scheunenviertel & Mitte Nord

Kaffee Burger

Torstrasse 60 (2804 6495/www.kaffeeburger.de). U2 Rosa-Luxemburg- Platz. Aberto 2ª a 5ª, 20h-tarde; 6ª e sáb., 21h-tarde; dom., 19h-tarde. Não aceita cartão.
Mais conhecido como lar da popular Russendisko, que acontece duas vezes ao mês, o Kaffee Burger tem programação eclética, que vai de leituras e conferências, sessões de cinema e música ao vivo, até DJs de todas as línguas. A decoração permanece intacta desde os dias da Alemanha Oriental. A clientela é diversa e internacional; as bebidas são baratas.

Mudd Club

Grosse Hamburger Strasse 17 (4403 6299/www.muddclub.de). S5, S7, S9, S75 Hackescher Markt. Aberto horários variam; ligue para se informar. Não aceita cartão.
Este porão de tijolos pertence a Steve Mass, que fundou o clube nova-iorquino original. A programação destaca as dores de amores de Mark Lanegan ou Dirty Three, mas há também nomes do Leste Europeu.


Charlottenburg

Cafe Theater Schalotte

Behaimstrasse 22 (341 1485/www.schalotte.de). U7 Richard-Wagner- Platz. Aberto apresentações (geralmente) 5ª a sáb., 20h30. Não aceita cartão.
Às vezes há excelentes apresentações neste café-teatro, além de música ao vivo, leituras e outras performances. Em novembro, recebe um festival internacional de música a cappella, com cantores de todo o mundo.

A-Trane

Bleibtreustrasse 1 (313 2550/ www.a-trane.de). S5, S7, S9, S75 Savignyplatz. Aberto 2ª a 5ª e dom., 21h-2h; 6ª, sáb., 21h-tarde. Shows diariamente, 22h.
Este refinado bar de jazz tem um pouco de ostentação, mas há shows razoáveis na maioria das noites e, ocasionalmente, um grande nome. Herbie Hancock, Wynton Marsalis e Arthur Blythe já passaram por aqui. As jam sessions começam à 0h30 nos sábados e domingos. Reserve antes.


Alexanderplatz & sudeste de Mitte

Café Moskau

Karl-Marx-Allee 34 (2463 1626/ www.das-moskau.com). U2, U5, U8, S5, S7, S9, S75 Alexanderplatz ou U5 Schillingstrasse. Não aceita cartão.
Esta maravilha da arquitetura socialista já foi o lugar preferido dos burocratas festeiros. Hoje, recebe regularmente uma variedade de eventos, de desfiles a DJs internacionais – e a pista de dança, no andar inferior, é surpreendentemente intimista. A noite gay GMF, aos domingos, é sempre cheia.


Kreuzberg

Barbie Deinhoff’s

Schlesische Strasse 16 (não tem telefone/www.bader-deinhoff.de). U1 Schlesisches Tor. Aberto 2ª a 5ª e dom., 18h-2h; 6ª e sáb., 18h-6h. Não aceita cartão.
Dirigido pela célebre drag queen Lena Braun, este bar animado e incomum atrai os membros mais endinheirados da comunidade travesti de Berlim, bem como estrangeiros que vivem em Kreuzberg. A decoração fica entre o kitsch e o futurista chique. Seminários e eventos artísticos acontecem ocasionalmente no Barbie Deinhoff, antes de a libertinagem assumir a noite.


Schöneberg

Ex ’n’ Pop

Potsdamer Strasse 157 (2199 7470/ www.ex-n-pop.de). U2 Bülowstrasse. Aberto diariamente, 22h-tarde. Não aceita cartão.
A última descendente direto da cena dos anos 1980, marcada por couro preto, Nick Cave e Einstürzende Neubauten, ainda balança urante a noite, apesar de não ir muito além das 3h. É um espaço cheio de intelectuais, drag queens fora do horário de trabalho e boêmios. A movimentação é intensa em torno da sinuca, há um cinema de 50 lugares nos fundos (com uma programação de filmes independentes e pouco convencionais), shows ocasionais no pequeno palco e uma política musical eclética, com country e rock em destaque. Nos fins-de-semana, a festa vai até a tarde seguinte.


Norte da Friedrichstrasse

Rio

Chausseestrasse 106 (não tem telefone/www.rioberlin.de). U6 Zinnowitzer Strasse. Aberto sáb., 23h30-tarde. Não aceita cartão.
Os DJs na sala frontal deste antigo restaurante podem ser um pouco indulgentes, mas a pista de dança nos fundos costuma apresentar a melhor música eletrônica de Berlim, além de receber heróis locais como Cobra Killer e Kissogram. É um lugar grande e popular, talvez porque mantenha um charme debochado enquanto trata, ao mesmo tempo, de se arrumar um pouco.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas