Time Out Viagem

Comer e Beber

Com cafés e casas de tapas, Barcelona vive o momento dos bares.

Quem observa a proliferação de bares em Barcelona – muitos abertos o dia inteiro e grande parte da noite – pode concluir que os catalães bebem muito. Mas isso não é verdade. Os bares, que vão dos extremamente iluminados e antiquados aos novos lounges com sofás e narguilés no estilo magrebino, existem para propiciar conversas e integração social, e não bebedeiras e brigas.

Ainda assim, isso também significa que o álcool é um acompanhamento constante o dia todo, começando talvez com uma dose de anis no café matutino e terminando com la penúltima, ‘a saideira’ da noite com os amigos (dizer que é a última dá azar), com muitos outros copos entre um e outro.

Cerveja antes do Vinho

Se você pedir uma caña, receberá um chope pequeno; uma jarra é uma caneca grande. Para ter uma garrafa, peça por uma cerveza. A Damm é a marca de cerveja onipresente na Catalunha, sendo que a Estrella – uma lager forte – é a variedade mais popular. A Damm também produz uma lager ainda mais encorpada (Voll Damm) e uma escura (Bock Damm). A Shandy (clara) também é bastante popular, sem sofrer o preconceito de que é vítima no Reino Unido.

Entre os vinhos, o Rioja é o mais conhecido, mas há excelentes rótulos de outras regiões do norte da Espanha, como o Penedès da Catalunha, Navarra ou El Duero. O costume aqui é beber vinhos tintos (negre/tinto), mas a Galícia produz bons brancos também, como o levemente espumante e muito refrescante chamado vino turbio. Claro, a Catalunha tem seus cavas, que variam do semi-sec (na verdade bastante doce) ao brut nature (extremamente seco).

Etiqueta

Exceto nos bares mais movimentados ou quando se sentar do lado de fora, você não precisa pagar nada antecipadamente. Se tiver dificuldade em chamar o garçom, grite ‘oiga’ ou, em catalão, ‘escolti’. No que se refere a jogar coisas no chão (como bitucas de cigarro, guardanapos, palitos de dente e coisas do gênero), é mais garantido observar os barceloneses.

Café forte

O café espanhol é muito forte e, geralmente, excelente. Os três tipos básicos são o cafè sol/café solo (em catalão, também conhecido simplesmente como cafè), que a xícara pequena de café forte; tallat/cortado, o mesmo, mas com um pouco de leite; e cafè amb llet/café con leche, com mais leite.

O capuccino ainda não pegou por aqui; o chantilly pode substituir a espuma. Também há o café americano (mais aguado e em maior quantidade) e o café com bebida alcoólica: o carajillo é o café curto com um pouco de conhaque. Se quiser outro tipo de bebida, precisa especificar – como carajillo de ron (rum) ou carajillo de whisky (uísque). O trifásico é o carajillo com leite. O descafeinado é amplamente oferecido, mas peça o café de máquina se não quiser um Nescafé.

Por outro lado, o chá não é o forte por aqui. Se você não conseguir viver sem ele, peça o leite frio à parte (leche fría aparte) ou correrá o risco de receber uma xícara de chá quente com um saquinho de chá. Os chás herbais básicos, como camomila (manzanilla), flor de laranjeira (tila) e menta (menta) são comuns.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois