Terremotos gastronômicos têm agitado o mundo da culinária nas duas últimas décadas, e o epicentro deles fica bem ao sul dos Pirineus. Primeiramente, os bascos saíram de sua fortaleza lingüística para arrebatar dos franceses algumas estrelas e espaço na mídia. Agora, é a vez dos catalães. E, mais uma vez, as atenções se voltam para um chef, Ferran Adrià, e seu lendário restaurante, El Bulli, na Costa Brava.
Além de a cozinha de Adrià ter revelado alunos notáveis, como Carles Abellan no Comerç 24 e Jordi Ruiz no Neri Restaurante, o efeito de seu sucesso – em abril de 2006 e novamente em 2007, o El Bulli foi eleito ‘Melhor Restaurante do Mundo’ por mais de 500 críticos internacionais – também teve um impacto enorme na gastronomia da região.
A culinária é a nova onda entre os jovens espanhóis e, de repente, turistas dos Estados Unidos, do Japão e da Austrália chegam com a intenção de gastar muito nos restaurantes. Isso levou a um aumento da qualidade, com algumas opções excelentes, como o Cinc Sentits, o Lasarte e o Oleum.
Outras novidades muito bem-vindas incluem a comida caseira maravilhosa do Tapioles 53, a excelente cozinha asiática do Wushu ou simplesmente as boas pizzas do Ravalo. No entanto, a resistência local aos temperos e a dificuldade de obter ingredientes tornam escassos os bons pratos indianos, chineses ou italianos. Os restaurantes árabes e japoneses têm feito mais sucesso, ao lado de um número crescente de latino-americanos. É mais fácil encontrar comida étnica em Gràcia.