A imagem de Istambul como uma mistura do antigo e do moderno pode ser um clichê, mas isso não quer dizer que não seja verdade, e a fusão entre o novo e o velho é tão aparente no que se refere a compras quanto em qualquer outra área. A experiência da compra oriental, com uma visita ao Grande Bazar ou ao Bazar Egípcio, é parte indispensável de uma visita a Istambul. Ao mesmo tempo, a cultura do shopping chegou para ficar. Há consumidores sofisticados e interessados o suficiente para sustentar varejistas e estilistas locais, e muitos com dinheiro para gastar em grandes marcas estrangeiras também.
Compras populares entre os turistas são antiguidades orientais, joias exóticas, peças de decoração a preços baixos, cerâmica tradicional, tapetes e kilims. Os turcos adoram pechinchar, e são famosos por isso. Tenha o cuidado de escolher o lugar e a hora certa: é apropriado nos bazares, mas não em lojas onde os preços estão marcados claramente.
Istambul não é tão barata quanto costumava ser, mas os preços ainda são razoáveis quando comparados com os da Europa – se você comprar produtos locais. As importações são altamente taxadas e, por isso, caras. Por outro lado, os serviços – de engraxate a amolador de facas – são muito baratos, desde que você supere o problema da linguagem.
Regiões de compras
Sultanahmet é o principal território dos turistas e é bem equipado com lojas cafonas de suvenir e vendedores chatos de tapetes. Os preços também são para turistas. Dito isto, algumas das lojas de tapetes e de artesanato fora da via principal podem ser interessantes – mas não espere ofertas. As coisas melhoram conforme você vai para oeste, aproximando-se do Grande Bazar, que pode ter perdido seu charme para os turcos agora interessados em shoppings, mas continua sendo a experiência oriental por excelência (Compras em bazar).
Em comparação, Beyoglu oferece compras mais ocidentais e modernas. A rua principal da área, a Istiklal Caddesi, está rapidamente se tornando território de compras caras. As lojas atuais incluem Top Shop, Body Shop, Mango, Nike e muitas Starbucks, com pelo menos um grande shopping em construção quando este guia foi escrito. Mas mergulhe nas ruazinhas, seja desafiado pelas galerias ao melhor estilo de Paris, e a experiência pode ficar mais interessante. É o caso quando você se afasta da via principal Taksim, passando Galatasaray para o lado menos badalado de Tünel.
Compradores em busca de sofisticação devem se dirigir a Nisantasi e ao vizinho Tesvikiye, dois bairros cerca de dois quilômetros ao norte da Praça Taksim. Este é um território de grifes. Na Abdi Ipekçi Caddesi, Armani, Louis Vuitton e Tiffany’s ficam ao lado da joalheria turca Urart, enquanto um quarteirão ao norte fica a rival da MaxMara Mudo Collection (Te¤vikiye Caddesi 143, 0212 225 2941).
Impostos e Reembolsos
O imposto sobre bens e serviços é de 18%. Não residentes podem ser reembolsados em compras de bens (mas não de serviços) acima de YTL118 em lojas com o adesivo ‘tax free’. Pedir o reembolso não é mais tão complicado quanto costumava ser. O vendedor preenche um recibo especial em quatro vias e dá duas para você, que deve apresentá-las na alfândega – junto com suas compras – na partida; isso precisa ser feito até três meses depois da compra. Você pode, então, receber um reembolso na moeda que preferir do outro lado do controle de passaportes.