Time Out Viagem

Contexto

Em que outra cidade você pode ir da Europa para a Ásia em apenas 15 minutos de balsa.

Apesar de ter sido a capital de dois impérios, (chamada de Bizâncio e depois de Constantinopla) parece sempre ser aquela cidade que está tentando encontrar o seu lugar ao sol.

Mas só faz 80 anos que o país foi redirecionado por Ataturk , “o pai dos turcos”, que presidiu a fundação da República Turca, e cuja imagem ainda está por toda a parte.

Só 20 anos se passaram desde a queda da ditadura. Nesse aspecto, Istambul não é como Praga e Budapeste, que saíram recentemente de décadas de isolamento político (se bem que imposto) e crescimento social interrompido.

A região de Sultanahmet é a Istambul dos cartões postais e dos livros de história. Essa pequena península testemunhou mais fatos históricos do que muitos países inteiros.

Se você tiver tempo de visitar somente um local em Istambul, não deixe de ir ao Haghia Sophia (‘Holy Wisdom’, Sultanahmet Square, 522 1750). Depois de quase 1000 anos como igreja e depois mais 500 como mesquita no Império Otomano, é reverenciada tanto por cristãos como muçulmanos.

Ao norte de Haghia Sophia está o enclave imperial de Topkapı Palace (Bab-ı Hümayün Caddesi, Gülhane, 512 0480, fecha ter). O palácio foi o centro do poder otomano durante mais de três séculos e é um local que você deve visitar, pela sua decoração suntuosa e seu cenário impressionante.

A Mesquita Sultanahmet (Azul; AtMeydanı Sokak 17, Sultanahmet, 458 0776) obviamente é a mesquita a ser visitada, mas tente ver também uma projetada por Mimar Sinan, tal como Suleymaniye, atrás do Grand Bazaar, ou a Rüstem Pasa, perto da Ponte Galata.

Dizem que o Grand Bazaar seria o mais antigo shopping center do mundo. As ruas em torno dele hoje abrigam a maior parte do comércio da cidade, mas o bazaar ainda é o centro de comércio de jóias e produtos têxteis. Saindo do bairro do bazaar está o Golden Horn (Chifre de Ouro).

São bairros que foram negligenciados durante muito tempo, hoje candidatos à renovação para atrair moradores. A água flui embaixo da moderna Ponte Galata, que liga a cidade antiga à nova, ao norte. Beyoglu é o centro cultural e comercial da cidade, concentrado ao redor da Istiklal Caddesi, uma rua de pedestres.

Uma das atrações mais novas é o Centro Cultural Istanbul Modern (Meclis-i Mebusan Caddesi, Antrepo 4, Karaköy, 334 7300, www.istanbulmodern.org), uma boa coleção de arte moderna local.

Depois de suprimir 6 zeros das notas bancárias em 2005, após décadas de inflação a Lira Turca, hoje, é uma moeda respeitável.


Informações turísticas: Sultanahmet Square, Divan Yolu 3 (518 1802).

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois