Time Out Viagem

Divirta-se

Fanáticos por esporte vão pular de alegria com a programação; caçadores de cultura, por outro lado, podem ficar decepcionados.

Primavera / Verão / Outono / Inverno

É difícil acreditar que, duas décadas atrás, uma pessoa de mudança para Dubai se qualificaria para receber um ‘subsídio depressão’ do seu empregador – uma compensação financeira por ter que viver e trabalhar num lugar tão quente e chato. As coisas certamente mudaram.

O clima pode até estar mais inóspito do que nunca, mas o calendário de Dubai oferece agora numerosos festivais e eventos que seduzem visitantes e, espera-se, convençam alguns deles a se fixar por aqui. A ambição de Dubai em tornar esses eventos top de linha está de acordo com seu poder econômico.

O fenômeno do golfe Tiger Woods aparece anualmente para competir no Dubai Desert Classic. Roger Federer e Maria Sharapova podem ser vistos, na maioria dos anos, entre a multidão no Irish Village. Estrelas do rock, como Chrissie Hynde, foram reconhecidas perambulando no mercado de ouro. Frankie Dettori costuma entrar em campo no mais prestigiado espetáculo da cidade, a Dubai World Cup.

Aliás, para muitos, esse último evento tem muito mais a ver com concursos de chapéus incrivelmente ridículos, champanhe e moda, do que com corrida de cavalos – embora você encontre muitos entusiastas do esporte e prósperos donos de cavalos vibrando de suas cadeiras, enquanto observam uma das melhores raças do mundo.

Dubai se distingue por produzir eventos esportivos de alta qualidade no inverno, mas já foi criticada no passado por tratar a cultura como mais um detalhe. No entanto, Dubai vem rapidamente injetando arte nos seus planos de desenvolvimento – e não apenas na forma de projetos locais, como o Culture Village.

A cidade agora abriga um festival internacional de cinema, grandes leilões da Christie, o Dubai Desert Rock Fest e a DIFC Gulf Art Fair – que, em sua primeira edição, trouxe obras e gravuras de artistas contemporâneos como Damien Hirst, além de vários Picassos e Warhols.

Se você quer a verdadeira experiência dos Emirados Árabes, o mês santo do Ramadã, qualquer uma das duas principais celebrações Eid, ou ainda as exuberantes festividades ao longo do Dia Da Independência, em 2 de dezembro, são eventos que você precisa testemunhar.

Da mesma forma, a ‘maioria étnica’ de Dubai, a população indiana, comemora o feriado religioso hindu, o Diwali, decorando edifícios de apartamentos com luzes e velas e festejando nas ruas e restaurantes de bairros como Karama e Satwa.

Assim como eventos culturais, você encontrará tarifas mais em conta oferecidas pelo Dubai Shopping Festival. Dubai é obcecada por compras, então, a popularidade do evento não deve provocar nenhuma surpresa. Também, que outra cidade no mundo ousaria sediar um festival de um mês inteiro – mesmo sendo incrivelmente lucrativo – dedicado à arte do consumo? A alta estação, de setembro a maio, quando o clima é suportável, é abarrotada de grandes eventos.

Programas como o elaborado festival Dubai Summer Surprises tornam as indisciplinadas ondas de calor um pouco mais atraentes. As datas listadas abaixo estão sujeitas a alteração. Para mais informações sobre estes e outros eventos, consulte a Time Out Dubai. Ingressos disponíveis nos locais relacionados ou pelo serviço Time Out de venda por telefone (800 4669/ www.timeouttickets.com).


Primavera

Dubai Tennis Championships

Dubai Tennis Stadium, Aviation Club, Garhoud Road (282 9166/www.dubaitennischampionships.com). Data meados fev-início mar 2008.
Por que perder a chance de ver o que Roger Federer faz de melhor – vencer torneios, claro – num local tranqüilo e coberto de sol? O Aberto de Dubai é uma fantástica oportunidade de conferir os principais jogadores do mundo, como as estrelas das quadras Rafael Nadal e Maria Sharapova, batendo forte no Aviation Club, casa do Irish Village, bar onde são servidos morangos e champanhes durante o evento. Ingressos a partir de Dhs30 (uma pechincha).

Dubai International Jazz Festival

Dubai Media City, ao lado do Sheikh Zayed Road (391 1196/www.chilloutproductions.com). Data 28 dez-1 mar 2008.
Não é Montreal, mas o Festival Internacional de Jazz de Dubai tem arrastado platéias desde o seu primeiro evento, em janeiro de 2003. Trouxe músicos como Stanley Jordan, Mike Stern, Jamie Cullum e Toto. O agradável cenário ao ar livre ajuda a criar boas vibrações.

Dubai Desert Rock Fest

Dubai Country Club (333 1155/http://www.csmme.com).
Este festival de mosh de grandes proporções é o evento mais importante do calendário de qualquer amante do rock pesado. No evento inaugural, um sucesso, The Darkness, Sepultura e Machine Head animaram o grande contingente de roqueiros. Os organizadores, CSM, não desapontaram e continuam assim. A edição de 2007 trouxe Iron Maiden, Incubus e o sempre popular The Prodigy. E para o aniversário de cinco anos do Desert Rock, em 2008, a CSM avisa que tem grandes planos. Ingressos para o dia custam Dhs200, para o final de semana, em torno de Dhs300.

Gulf Art Fair

Madinat Arena, Madinat Jumeirah, ao lado do Wild Wadi em Jumeirah Beach Road (366 8888/ www.madinatjumeirah.com). Data 19 -22 mar 2008.
A primeira grande feira de arte internacional de Dubai aconteceu em 2007 e, apesar de concorrer com o Desert Rock e o festival de jazz, registrou bastante movimento. Grandes nomes da arte mundial mostraram alguns trabalhos impressionantes, incluindo a obra Dollar Sign de Andy Warhol. Também promoveu um fórum sobre arte contemporânea na região.

Dubai World Cup

Nad Al Sheba Stadium, ao lado da Dubai-Al Ain Road (332 2277/336 3666/www.dubaiworldcup.com).
A Copa do Mundo de Dubai – investimento de US$ 6 milhões – é a corrida de cavalos mais rica do mundo e arrasta milhares de entusiastas todos os anos. Mas não se trata apenas de um evento esportivo – é a principal data no calendário social da cidade e um grande momento para designers de chapéus, pois as mulheres dos Emirados competem pelo adereço mais extravagante. Todos os níveis da sociedade dos Emirados Árabes prestigiam o evento, em todos os tipos de traje e graus de sobriedade. A atmosfera nos estandes livres é um tanto elétrica – ainda mais quando um Godolphin (cavalo dos estábulos da família real) chega em primeiro, montado pelo adorado e célebre jóquei Frankie Dettori. A International Village, ao lado, assemelha-se à maior festa de casamento da história.


Jumeirah – A Festival of Taste

Vários locais (366 8888). Data visite www.madinatjumeirah.com para calendário.
Desculpa de uma semana para viver e comer muito, o festival do sabor faz com que grandes chefs de todo o mundo reúnam-se no Madinat Jumeirah para preparar jantares de gala, conferências e cursos. O evento de 2007 trouxe chefs renomados, como Gary Rhodes, James Martin e Jean-Christophe Novelli.


Verão

Dubai Summer Surprises

Vários locais (http://www.dubaievents.ae). Data jun-ago 2008.
Programa de três meses para atrair visitantes em pleno calor sufocante de Dubai, o DSS oferece pechinchas sem par e infindáveis opções para crianças – o que ocorre, em sua maioria, nos shoppings da cidade. O DSS é presidido pelo irritante Modhesh, um personagem amarelo e brilhante de desenho animado, que aparece ao vivo nos diversos shoppings e em caricaturas e balões em cada esquina. Um festival de shoppings pode até ser um conceito estranho, mas, em 2006, 1,87 milhão de pessoas apareceram para o evento e gastaram, juntas, Dhs2,57 bilhões.


Outono

Ramadã

Eid Al Fitr

Vários locais. Data 11-13 out 2007 e 1-3 out 2008 (de acordo com o calendário lunar).
Quando o Ramadã chega ao fim, a exaltação cresce à espera do sinal lunar de que é tempo do Eid Al Fitr – festa do fim do jejum. Os três dias depois do jejum de um mês estão entre os mais vibrantes do calendário islâmico, com celebrações que culminam em um elaborado show diário de fogos de artifício, música tradicional e festividades.


Desert Rhythm

Dubai Country Club (333 1155/339 0550/ www.desertrhythmfestival.com).
O Desert Rhythm, um festival de música mundial de dois dias, é a resposta de Dubai ao WOMAD. A programação em 2007 era promissora, embora não particularmente audaciosa, com performances de John Mayer, Wayne Wonder, Khaled e Karen Zoid. Apesar de o público ter sido pequeno, os organizadores estão planejando uma segunda investida no final de 2007. Ingressos custam Dhs200 para um dia, e Dhs300 para um fim-de-semana.

UAE Desert Challenge

Vários locais (http://www.abudhabidesertchallenge.ae).
Segundo maior evento de automobilismo do Oriente Médio, o Desert Challenge coloca os melhores pilotos de enduro e cross-country uns contra os outros. Última rodada dos torneios FIA Cup e FIM World Championship de ralis cross-country, o desafio dos Emirados Árabes é o confronto final antes do Rali Paris-Dakar de janeiro. A viagem de cinco dias começa em Abu Dhabi, cortando pelo oásis de Liwa, e termina no Dubai International Marine Club (DIMC).

Corrida de camelos

Nad Al Sheba Camel Racetrack, ao lado da Dubai-Al Ain Road (338 2324/338 8170). Data out-mar.
Não importa se o que chamar sua atenção for o apelido de ‘esportes dos reis’ ou os esforços inglórios dos ‘navios do deserto’. Uma visita a uma corrida de camelos é uma interessante experiência cultural. Elas atraem todos os estratos da sociedade dos Emirados Árabes. As corridas normalmente acontecem às quintas e sextas-feiras, por volta das 7h. Você pode assistir a treinos pela manhã, por volta das 10h, ou mais tarde, das 14h às 17h. A temporada atinge o auge em março, com premiações que contam com a presença de famílias influentes. Respondendo a críticas internacionais, os Emirados Árabes recentemente substituíram jovens jóqueis menores de 16 anos (alguns deles tinham cinco anos) por robôs. Uma nova pista perto da Nad Al Sheba Road está prevista para abrir no final de 2007.

Diwali

Vários locais.
O Festival of Lights hindu – o equivalente ao Ano Novo do Ocidente ou ao Eid Al Fitr muçulmano – é celebrado durante o mês do Ashwin. Normalmente, cai entre meados de outubro e meados de novembro. A cidade ganha cores e a população indiana local faz de tudo para não faltar luzes e cortinas vibrantes por toda parte. Entradas de vilas, restaurantes e lojas são decorados com desenhos rangoli (imagens simétricas representando deuses, deusas, dançarinos e outras figuras) e velas para receber Lakshmi, a deusa da fortuna e da prosperidade, e para espantar espíritos maus. Chega a noite, as crianças descem correndo dos apartamentos para estourar bombinhas caseiras, enquanto festas comunitárias com fogos de artifício tomam conta da cidade. Por cerca de cinco dias, as ruas ficam cheias de música e doces e sobremesas enchem as casas de quem celebra. Você talvez consiga disputar um convite para uma festa. Se não, respire um pouco da atmosfera em um dos bairros indianos de Dubai, preferencialmente comendo uma refeição barata em uma das casas indianas de Karama ou Satwa.

Corrida de cavalos

Nad Al Sheba Racecourse, ao lado da Dubai-Al Ain Road (336 3666/332 2277). Data 5ª, a partir das 19h (21h durante o Ramadã), nov-mar.
As corridas de cavalos são uma parte tão importante da sociedade dos Emirados Árabes que muitas cidades e vilas têm seu próprio jóquei clube. O principal local do país para o esporte é o Nad Al Sheba, em Dubai, onde cavalos nacionais e internacionais e seus jóqueis competem em uma temporada de inverno que culmina na Copa do Mundo de Dubai, em março. De acordo com o Islã, apostas não são permitidas, embora vários jogos informais, como o pick 6 race card, tenham prêmios em dinheiro.


Inverno

Dubai Rugby Sevens

Dubai Exiles Rugby Football Club, 6km ao leste de Dubai na Al Awir Road (321 0008/ www.dubairugby7s.com). Data 29 nov-1 dez 2007.
A IRB World Sevens Series conta com 16 times de nível internacional e uma grande quantidade de times locais e regionais competindo por uma variedade de troféus ao longo de três dias. Evento tremendamente popular, que atrai mais de 30 mil torcedores por dia, é um encontro esportivo e social tanto para residentes como para visitantes estrangeiros.

Dubai International Rally

Dubai International Marine Club, Le Meridien Mina Seyahi Beach Resort & Marina, Al Sufouh Road, Jumeirah (399 4111/228 4019/ http://www.atcuae.ae).
O rali, trecho final dos eventos do FIA Middle East que cruzam o Oriente Médio, acontece logo depois do Desafio do Deserto dos Emirados Árabes Começando pelo país, em janeiro, a competição segue pelo Catar, Bahrein, Jordânia, Síria, Omã, Líbano e Chipre. Mohammed Bin Sulayem, de Dubai, é o piloto de maior sucesso da história da FIA – espere uma grande torcida por ele. Fotomaníacos têm ótima oportunidade para fazer registros.

National Day Festival

Vários locais. 2 de dezembro
O dia da independência dos Emirados Árabes Unidos transforma todo o país em ruas congestionadas, cheias de barulho, brinquedos, belos carros e faixas suficientes para cobrir Palm Jumeirah. Todos os grandes monumentos e atrações turísticas ficam abertos ao público e, à noite, há shows de fogos de artifício e concertos com alguns dos maiores nomes da região.

World Offshore Powerboat Championship

Dubai Marine Club, Le Meridien Mina Seyahi Beach Resort & Marina, Al Sufouh Road, Jumeirah (399 4111). Data 6-8 dez 2007.
Campeonato mundial de powerboat em mar aberto, o evento de classe 1 acontece ao longo de dois dias em dezembro e é parte da disputa mundial, que passa por cidades desde o Sul da Europa até o Golfo. Grandes equipes de todas as partes do mundo competem por um lugar no pódium em super lanchas de 42 pés e cinco toneladas que viajam a mais de 160 milhas por hora.

Dubai International Film Festival

Vários locais (www.dubaifilmfest.com). Data 13-15 fev.
Enquanto as salas de cinema de Dubai raramente exibem outras opções que não uma mistura de blockbusters e filmes bregas de ação, o cada vez mais popular DIFF oferece uma programação que, de outra forma, seria impossível assistir nos Emirados Árabes.

Eid Al Adha

Vários locais. Data 20 dez 2007, de acordo com o calendário lunar.
O segundo Eid acontece no décimo dia do último mês do calendário islâmico, o Dhul-Hijjah. O Festival do Sacrifício, marcando o período depois da peregrinação para a cidade santa de Meca, começa com a reunião dos muçulmanos para a oração Eid. Apesar de apenas os peregrinos em Meca poderem participar completamente, muçulmanos em todas as partes do mundo juntam-se a eles ao celebrar nos dias corretos. Em Dubai, há um feriado de quatro dias. Não é servida bebida alcoólica no dia que precede o Eid Al Adha.

Dubai Shopping Festival

Vários locais (http://www.dubaishoppingfestival.com).
Um mês de caça às pechinchas, com diversas opções de entretenimento relacionadas a compras ao longo de todo o evento Coincide com o lançamento do Global Village.

Dubai Desert Golf Classic

Emirates Golf Club, Interconexão 5, Sheikh Zayed Road (295 6440/www.dubaidesertclassic.com). Data 31 jan-3 fev 2008.
Todo inverno, o Emirates Golf Club recebe os melhores jogadores de golfe do mundo para uma competição por um prêmio impressionante de US$ 2,4 milhões. Para o delírio do público, o nativo de Dubai Swede Henrik Stenson ganhou o torneio de 2007. Já o sul-africano Ernie Els é o competidor de maior sucesso da história da competição, com três vitórias.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois