Time Out Viagem

Onde Comer

Das shawarmas de rua aos restaurantes indianos e à cozinha fina, a cena gastronômica de Dubai é tão diversificada quanto sua população.

Com fome? Então você veio ao lugar certo. Estão pipocando cada vez mais lugares para comer em Dubai. Em todos os cantos da cidade, há uma grande variedade de sabores para agradar às mais diversas nacionalidades que se estabeleceram neste Emirado em crescimento.

É possível encontrar comida de quase todos os países aqui, desde a Etiópia até o Sri Lanka. Eis um dos muitos privilégios de visitar ou morar em Dubai. As pessoas, porém, não vêm aqui para sentar no chão de um autêntico restaurante do Iêmen, mas sim para desfrutar a boa vida, e isso significa saborear comidas gourmet em cenários cinco estrelas.

Em Dubai, brilho e glamour não são o olho da cara; não é necessário fazer dívida para comer no melhor restaurante da cidade. Para os residentes e turistas que estão procurando surpreender suas papilas gustativas com comidas de alta qualidade, Dubai tem muitas opções.

Com mais de 40 hotéis cinco estrelas no emirado, cada um oferecendo um monte de restaurantes, encontrar um local onde você pode aproveitar a mais pura classe dentro e fora de seu prato não é difícil. De fato, muitos moradores locais e turistas acreditam que comer fora do conforto dos melhores hotéis da cidade não vale a pena. Mas, agindo assim, perdem alguns dos diamantes culinários em estado bruto.

Há muitos restaurantes fora do circuito em Dubai nos quais é possível comer como um xeque por menos de Dhs50 por cabeça. A única desvantagem destes lugares independentes e baratos é que não estão autorizados a vender bebidas alcoólicas. No entanto, ainda assim vale a pena sair da bolha de luxo.


Tang

Le Meridien Mina Seyahi Beach Resort & Marina (399 3333). Aberto dom. a 6ª, 19h-23h. Preço Médio Dhs750. Cc AmEx, MC, V
Os experimentos gastronômicos do Tang o farão viajar muito além das exclusivas mesas do restaurante ou da quadra de tênis ao lado. A sobremesa de conhaque com chocolate e tabaco, por exemplo, o remete a uma poltrona de couro de Chesterfield – com um conhaque numa mão e um charuto na outra. É audacioso, surpreendente e ilogicamente saboroso. Não há lugar em Dubai que desafie o paladar como o Tang. Como o lugar tem um ar de um showroom de móveis ao lado de um centro de lazer, só resta saborear a comida. Feche os olhos e aproveite a viagem.

Eau Zone

One&Only Royal Mirage (399 9999). Aberto diariamente, 12h-15h30, 19h-23h30. Preço Médio Dhs650. Cc AmEx, MC, V
O brilhante e alegre subsolo do Eau Zone é um lugar lindo e romântico. A comida, habilmente executada por um talentoso chef mauritano, é muito boa também. Experimente a terrine de fígado de pato com confit de fígado frito acompanhado por um saudável chutney de kumquat para contrabalançar a gordura; ou as costelas bovinas com um aroma marcante de vinho aquecido – picante e frutado com fortes notas de anis e canela. Um dos pratos imperdíveis de Dubai, o tiramisù do Eau Zone é light, mas é rico em sabor e coberto com uma porção de creme de outro mundo. Esses prazeres custam caro, mas, para uma noite romântica ou ocasiões especiais, é uma opção a ser considerada.

Pisces

Souk Madinat Jumeirah (366 8888). Aberto diariamente, 12h-15h, 19h-23h30. Preço Médio Dhs800. Cc AmEx, MC, V
Você não vai andar até o Pisces, você será levado pela maré. Por trás do cromo polido e da escada de vidro que sai da recepção, uma luz fica piscando sobre uma parede enrugada onde estão esculpidas ondas que levam os clientes para dentro. O ambiente é plácido, líquido e fluido. A comida é divina. O marinière de mexilhões é uma atração de pequenos e macios moluscos em meia concha sob uma espuma aromatizada, enquanto as vieiras fritas e o foie gras com espinafre sauté, cogumelos selvagens e trufas gera um tsunami de sabores intensos. Para a sobremesa, a crêpe brûlée é agridoce, atingindo o paladar com todo o poder e majestade do tridente de Netuno. O Pisces conseguiu encontrar o equilíbrio, com uma cozinha refinada em um ambiente artístico.

P2

Souk Madinat Jumeirah (366 8888). Aberto diariamente, 12h-15h, 19h-23h30. Preço Médio Dhs620. Cc AmEx, MC, V
Esta informal brasserie ao ar livre foi inaugurada na primavera de 2007 e é tão boa quanto se poderia esperar de uma irmã mais nova do Pisces. As ostras são frescas e maravilhosamente salinas, enquanto o confit de pato é delicadamente crocante e molhadinho, e o crème brûlée é muito leve e macio. Clientes vão inevitavelmente fazer comparações entre a comida no andar de baixo e a feita neste restaurante com nome inspirado na álgebra, mas é fácil fazer a matemática – o P2 se encaixa perfeitamente na equação do Pisces.

Verre

Hilton Dubai Creek (227 1111). Aberto diariamente, 19h-23h. Preço Médio Dhs950. Cc AmEx, MC, V
A excelência definiu o Verre desde sua explosão na cena gastronômica de Dubai, quando despontou como o lugar mais improvável, em 2001. Improvável em razão do minimalismo inteligente e inacabado de Gordon Ramsay neste restaurante que está no lado de Deira – o que faz dele um lugar onde não se esperaria comer tão divinamente. O cardápio Prestige contempla tudo que o Verre tem de mais brilhante. O minestrone de tomate com pesto de manjericão é arrebatadoramente fresco, enquanto as incompreensíveis vieiras tostadas com costela de porco caramelizada são majestosamente harmonizadas pela emocionante frieza da melancia frita e da suave emulsão de gengibre. Por isso nossa posição se mantém inalterada ao longo dos anos: o Verre é corajosamente fora do comum.

Ravi Restaurant

Em frente a Rydges Plaza Dubai, Satwa (331 5353). Aberto sáb. a 5ª, 5h-3h; 6ª, 13h30-3h. Preço Médio Dhs40. Não aceita cartão
Os requintados restaurantes de Jumeirah podem oferecer muitas opções, mas deixam um rombo na conta bancária do tamanho do Burj. A comida paquistanesa simples e a ambientação urbana casual do Ravi são tão atraentes quanto, e custam metade do preço. Sente-se do lado de fora, observe a incansável maré de gente andando pela Satwa Road e experimente um macio kebab de bihiri com marcante palak de carneiro num rico curry com pimenta, ou um forte sukha de frango numa cama de temperos. Vai ser muito difícil passar de Dh50 para duas pessoas, e a comida é excelente, o que pode explicar a fama quase lendária do Ravi.

Majlis Al Bahar

Burj Al Arab (301 7777). Aberto diariamente, 19h-0h. Preço Médio Dhs1.200. Cc AmEx, MC, V
Se a primeira mordida é com os olhos, o Majlis Al Bahar oferece um banquete antes mesmo que você se sente. Velas e altas palmeiras adornam o restaurante
ao ar livre, enquanto o Golfo e sua seleta clientela de iates, petroleiros e cruzeiros brilham à luz do luar. O Burj Al Arab completa o visual, orgulhosamente mostrando seu show de luzes. A comida é impecável e muito cara, mas pelo cenário e pela chance de comer no Burj, você consegue justificar o custo.

Ibis World Trade Center Dubai

Atrás do World Trade Center (318 7000/ www.ibishotel.com). Preço Dhs395-Dhs575 duplo. Cc AmEx, MC, V
O popular Ibis é um lugar sem frescuras. Não tem piscina e os confortos são mínimos, mas o hotel tem investido no fundamental, entregando serviço sofisticado para um três estrelas. O saguão é elegante, simples e dotado de mobília Philippe Starck, assim como os quartos, de 20 metros quadrados, são pequenos e permitem vislumbrar as belas mulheres do World Trade Center. É a opção certa para os viajantes que querem gastar pouco e não querem luxo. O hotel vale o quanto cobra – e isto é difícil de achar em Dubai.
Bar. Internet (dataport). Quarto não-fumante.
Estacionamento. Restaurante. Telefone. TV (satélite).

Fairmont Dubai
Lado Satwa (332 5555/
www.fairmont.com). Preço Dhs1.000-Dhs1.800 duplo. Cc AmEx, MC, V
Um hotel elegante, o Fairmont se desdobra para atender com estilo hóspedes que vêm a trabalho ou para descanso. Apontado diretamente para o Trade Centre, tem quatro torres pequenas que mudam de cor durante a semana – um lugar original em Dubai. No centro do hotel há um saguão decorado com sofás de veludo e um grande átrio com paredes pintadas de todas as cores, que dão a sensação de que está tudo girando. Os quartos são espaçosos, com camas grandes, janelas enormes e mobília de bom gosto – embora seja sofrível a idéia de ‘mais e mais’ cores. O banheiro minimalista, embora grande, parece esterilizado em comparação com os outros hotéis. Um olhar mais atento não deixa de reparar nas duas áreas da piscina, que ficam uma de cada lado do edifício – com deques para o nascer e o pôr do sol -, decoradas com belos mosaicos que refletem os dois temas ‘solares’. Há um clube bem-equipado, mais o Willow Stream Spa (ver pág. 249), de primeira classe. Como o hotel fica situado o mais próximo da cidade que a Sheikh Zayed Road permite, é cercado por bons restaurantes, inclusive o festejado Exchange Grill.
Babá. Bares. Salão de beleza. Business services. Academia. Internet (dataport). Limusine. Frigobar. Quarto não-fumante. Estacionamento. Piscinas. Restaurantes. Room service (24h). Telefone. Turndown. TV (satélite).

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois