Hatta
Encravada entre Dubai e as montanhas de Omã fica a cidade oásis de Hatta, onde o ritmo de vida lembra épocas passadas, antes do desenvolvimento e do turismo de massa atingirem o país.
Embora a apenas uma hora de Dubai, a área se beneficia do isolamento das montanhas, onde nascentes e rios criaram uma exuberante paisagem verde, decorada com luminosas flores selvagens amarelas e muita vida. Não é incomum ver cabras e camelos passeando despreocupadamente pelas estradas. Por isso, é uma excursão muito popular entre os turistas, que oferece muita ação offroad com uma pitada de tradição.
Da Sheikh Zayed Road, em Dubai, pegue ou a rotatória do Trade Center ou a Interconexão 1 ou 2 e siga para o continente. De lá, você verá sinais de Hatta. Conforme continuar pela rodovia, vai notar a paisagem mudando de cor aos poucos, indo de um amarelo pálido para um rico vermelho ocre.
Mesquita de Jumeirah
Jumeirah Beach Road, Jumeirah 1
Discutivelmente considerada a mais bela mesquita de Dubai, a Mesquita de Jumeirah fica no final da Jumeirah Beach Road. Não-muçulmanos normalmente não são aceitos dentro das mesquitas, mas o Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding (334 7755/smccu@emirates.net.ae) organiza visitas às 10h da manhã, aos domingos e quintas. Você terá a oportunidade de andar pela mesquita com um pequeno grupo, antes de fazer perguntas ao guia sobre a fé islâmica. É preciso vestir roupas modestas (nada de shorts) e mulheres devem usar um lenço na cabeça. Tanto homens quanto mulheres devem retirar os sapatos antes de entrar.
Heritage & Diving Village
Al Shindagha (393 7151/www.dubaitourism.co.ae). Aberto 6ª e sáb., 16h30-22h30; 2ª a 5ª e dom., 8h30-22h30. Entrada grátis
Este agradável museu ‘vivo’ perto do Creek, cheio de guias, ceramistas, tecelões e outros artesãos, foca no passado marítimo de Dubai e descreve as condições de vida dos marinheiros originais, que exploraram as águas do Golfo em busca de pérolas e peixes. Mostras estáticas, mas divertidas, revelam a história da indústria da pérola de Dubai, e uma vila com tendas dá uma amostra do modo de vida beduíno, que se manteve inalterado até meados do século 20. Durante os feriados religiosos, como o Eid Al Fitr e o Eid Al Adha, e durante o Dubai Shopping Festival, acontecem cerimônias tradicionais – com dança de espadas e celebrações de casamentos. Nesses momentos, antigos mergulhadores de perólas recontam histórias de aventura e dificuldades.
O Burj Al Arab fica numa ilha artificial
Acesso pela Jumeirah Beach Road, Umm Suqeim (301 7777/www.burj-al-arab.com). Preço a partir de Dhs3.850 suíte. Cc AmEx, MC, V
O hotel mais famoso de Dubai é mais extravagante e escandaloso do que se possa imaginar. O hotel mais alto do mundo na ocasião da inauguração, em 1999, o Burj Al Arab concedeu a si mesmo duas estrelas a mais do que o ranking oficial permite, e assistiu de camarote à disparada das reportagens na imprensa, das reservas e dos preços. O edifício – cuja estrutura em forma de vela lembra as embarcações mercantis locais chamados dhow em homenagem à tradição de navegação da área – fica, soberbo, em sua própria ilha artificial, a cerca de 280 metros da praia, e é ligado ao continente por uma ponte levemente curva.
Com 305 metros a mais que a Torre Eiffel, e apenas 61 metros mais baixo do que o Empire State Building, possui um heliponto no 28º andar para quem prefere voar os 25 quilômetros de distância do aeroporto de Dubai a vir pela ponte num dos 14 Rolls-Royces brancos de sua frota – que espirra chamas quando algum VIP chega. Depois do estiloso e parcialmente sóbrio exterior, a pompa interna pode ser bastante surpreendente.
Dubai Museum
Al Fahidi Fort, Bastakia (353 1862/ www.dubaitourism.ae). Aberto sáb. a 5ª, 8h30-20h30; 6ª, 14h30-20h30. Entrada Dhs3 adulto; Dhs1 4-6 anos; grátis menor de 4. Não aceita cartão
Considerado por muitos moradores um ponto imperdível para visitantes, o museu de Dubai vale a visita. O forte de Al Fahidi foi construído em 1787 como a principal defesa marítima da cidade e também servia como residência do governante. Em 1970, foi reformado para a instalação do museu. Suas exposições são muito criativas, permitindo que você observe uma escola islâmica, ande por um souk dos anos 1950, veja artesãos tradicionais trabalhando e até experimente a tranqüila beleza de uma noite no deserto.
Excursões ao deserto
Nada pode realmente justificar o absurdo de 4x4 nas estradas de Dubai, mas se você leva em conta o enorme parque de diversões que o deserto oferece a estrangeiros, moradores e turistas, a coisa começa a fazer sentido. Não é preciso dizer que o conhecimento é a chave para dirigir no deserto. É altamente recomendável que você viaje com um guia experiente para não se perder e evitar os perigos.
Operadores de turismo
Arabian Adventures
(303 4888/www.arabian-adventures.com). Cruzeiro de dhow (set-maio, Dhs305; junago, Dhs280), safári com volta de camelo e sandboard (Dhs230) e passeios com caféda- manhã (Dhs 230, Dhs165 meia).
Arabian Desert Tours
(268 2880) Safári no deserto (Dhs180; Dhs150 meia), quadriciclo (Dh300; Dhs200 meia) e passeio na cidade (Dhs120; Dhs70 meia).
Desert Rangers
(340 2408/www.desertrangers.com). Safári com buggies nas dunas (Dhs525), safári nas piscinas de Hatta (Dhs325; Dhs230 meia) e safári com esqui nas dunas (Dhs195; Dhs135 meia).