Time Out Viagem

Atrações

Hatta

Encravada entre Dubai e as montanhas de Omã fica a cidade oásis de Hatta, onde o ritmo de vida lembra épocas passadas, antes do desenvolvimento e do turismo de massa atingirem o país.

Embora a apenas uma hora de Dubai, a área se beneficia do isolamento das montanhas, onde nascentes e rios criaram uma exuberante paisagem verde, decorada com luminosas flores selvagens amarelas e muita vida. Não é incomum ver cabras e camelos passeando despreocupadamente pelas estradas. Por isso, é uma excursão muito popular entre os turistas, que oferece muita ação offroad com uma pitada de tradição.

Da Sheikh Zayed Road, em Dubai, pegue ou a rotatória do Trade Center ou a Interconexão 1 ou 2 e siga para o continente. De lá, você verá sinais de Hatta. Conforme continuar pela rodovia, vai notar a paisagem mudando de cor aos poucos, indo de um amarelo pálido para um rico vermelho ocre.


Mesquita de Jumeirah

Jumeirah Beach Road, Jumeirah 1

Discutivelmente considerada a mais bela mesquita de Dubai, a Mesquita de Jumeirah fica no final da Jumeirah Beach Road. Não-muçulmanos normalmente não são aceitos dentro das mesquitas, mas o Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding (334 7755/smccu@emirates.net.ae) organiza visitas às 10h da manhã, aos domingos e quintas. Você terá a oportunidade de andar pela mesquita com um pequeno grupo, antes de fazer perguntas ao guia sobre a fé islâmica. É preciso vestir roupas modestas (nada de shorts) e mulheres devem usar um lenço na cabeça. Tanto homens quanto mulheres devem retirar os sapatos antes de entrar.


Heritage & Diving Village

Al Shindagha (393 7151/www.dubaitourism.co.ae). Aberto 6ª e sáb., 16h30-22h30; 2ª a 5ª e dom., 8h30-22h30. Entrada grátis

Este agradável museu ‘vivo’ perto do Creek, cheio de guias, ceramistas, tecelões e outros artesãos, foca no passado marítimo de Dubai e descreve as condições de vida dos marinheiros originais, que exploraram as águas do Golfo em busca de pérolas e peixes. Mostras estáticas, mas divertidas, revelam a história da indústria da pérola de Dubai, e uma vila com tendas dá uma amostra do modo de vida beduíno, que se manteve inalterado até meados do século 20. Durante os feriados religiosos, como o Eid Al Fitr e o Eid Al Adha, e durante o Dubai Shopping Festival, acontecem cerimônias tradicionais – com dança de espadas e celebrações de casamentos. Nesses momentos, antigos mergulhadores de perólas recontam histórias de aventura e dificuldades.


O Burj Al Arab fica numa ilha artificial

Acesso pela Jumeirah Beach Road, Umm Suqeim (301 7777/www.burj-al-arab.com). Preço a partir de Dhs3.850 suíte. Cc AmEx, MC, V

O hotel mais famoso de Dubai é mais extravagante e escandaloso do que se possa imaginar. O hotel mais alto do mundo na ocasião da inauguração, em 1999, o Burj Al Arab concedeu a si mesmo duas estrelas a mais do que o ranking oficial permite, e assistiu de camarote à disparada das reportagens na imprensa, das reservas e dos preços. O edifício – cuja estrutura em forma de vela lembra as embarcações mercantis locais chamados dhow em homenagem à tradição de navegação da área – fica, soberbo, em sua própria ilha artificial, a cerca de 280 metros da praia, e é ligado ao continente por uma ponte levemente curva.

Com 305 metros a mais que a Torre Eiffel, e apenas 61 metros mais baixo do que o Empire State Building, possui um heliponto no 28º andar para quem prefere voar os 25 quilômetros de distância do aeroporto de Dubai a vir pela ponte num dos 14 Rolls-Royces brancos de sua frota – que espirra chamas quando algum VIP chega. Depois do estiloso e parcialmente sóbrio exterior, a pompa interna pode ser bastante surpreendente.


Dubai Museum

Al Fahidi Fort, Bastakia (353 1862/ www.dubaitourism.ae). Aberto sáb. a 5ª, 8h30-20h30; 6ª, 14h30-20h30. Entrada Dhs3 adulto; Dhs1 4-6 anos; grátis menor de 4. Não aceita cartão
Considerado por muitos moradores um ponto imperdível para visitantes, o museu de Dubai vale a visita. O forte de Al Fahidi foi construído em 1787 como a principal defesa marítima da cidade e também servia como residência do governante. Em 1970, foi reformado para a instalação do museu. Suas exposições são muito criativas, permitindo que você observe uma escola islâmica, ande por um souk dos anos 1950, veja artesãos tradicionais trabalhando e até experimente a tranqüila beleza de uma noite no deserto.


Excursões ao deserto

Nada pode realmente justificar o absurdo de 4x4 nas estradas de Dubai, mas se você leva em conta o enorme parque de diversões que o deserto oferece a estrangeiros, moradores e turistas, a coisa começa a fazer sentido. Não é preciso dizer que o conhecimento é a chave para dirigir no deserto. É altamente recomendável que você viaje com um guia experiente para não se perder e evitar os perigos.

Operadores de turismo

Arabian Adventures
(303 4888/www.arabian-adventures.com). Cruzeiro de dhow (set-maio, Dhs305; junago, Dhs280), safári com volta de camelo e sandboard (Dhs230) e passeios com caféda- manhã (Dhs 230, Dhs165 meia).

Arabian Desert Tours
(268 2880) Safári no deserto (Dhs180; Dhs150 meia), quadriciclo (Dh300; Dhs200 meia) e passeio na cidade (Dhs120; Dhs70 meia).

Desert Rangers
(340 2408/
www.desertrangers.com). Safári com buggies nas dunas (Dhs525), safári nas piscinas de Hatta (Dhs325; Dhs230 meia) e safári com esqui nas dunas (Dhs195; Dhs135 meia).

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois