Time Out Viagem

Passeios

Muitas vezes esquecidas em meio ao glamour da Dubai cinco estrelas, partes da cidade escondem pérolas culturalmente ricas.

Na maioria das cidades, passear inclui desvendar castelos antigos, investigar fortes históricos ou perambular por galerias e museus. As coisas são um pouco diferentes em Dubai. Apesar de haver um grupo de prédios históricos concentrados na área próxima ao Creek (riacho), a maior parte dos visitantes do Emirado se concentra numa série de hotéis cinco estrelas e seus restaurantes.

As principais atrações de Dubai foram todas construídas nos últimos dez anos e, como na cidade americana de Las Vegas, a maioria dos visitantes não vem aqui para explorar monumentos históricos. Em vez disso, querem aproveitar o excelente serviço cinco estrelas que o lugar tanto se esforça para oferecer. Para turistas em busca de noites glamorosas e refeições espetaculares, o melhor caminho é apenas uma questão de escolher um hotel luxuoso.

Mas, para aqueles poucos que se preocupam em explorar o passado, a cultura e as tradições de Dubai, a busca pela cidade verdadeira deve ser levada ao pé da letra. Com um pouco de planejamento e muita perseverança, no entanto, você poderá explorar prédios históricos impressionantes e se encantar com a cultura local, experimentando os muitos tesouros escondidos pela cidade.

Portão para o Golfo

Dubai fica no Golfo, um bloco de água que é essencial para o atual sucesso da cidade e que há séculos é uma fonte tanto de comida quanto de comércio. Historicamente, Dubai era formada por dois povoados, cada um de um lado do Creek – uma pequena baía de 15 quilômetros em volta da qual o comércio da cidade se desenvolveu. Os termos ‘lado de Deira’ e ‘lado de Bur Dubai’ ainda são usados para diferenciar as áreas ao norte e ao sul do Creek.

Ao longo da costa, Bur Dubai se une a Jumeirah, onde projetos residenciais e turísticos se expandem por 15 quilômetros em direção ao sul. Os pontos turísticos recomendados nestas páginas são divididos nessas duas áreas. Quando os dólares do petróleo começaram a circular no emirado, nos anos 1960, Deira e Bur Dubai se desenvolveram rapidamente, o primeiro se transformando no centro de comércio e o segundo, em área residencial.

Hoje, no entanto, a maior parte dos eventos da cidade (com a exceção do Dubai Festival City) acontece no lado de Bur Dubai, que conta ainda com construções surgindo ao longo da Sheikh Zayed Road. Essa via vai de Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes, até Bur Dubai, e entra em Deira por três pontes: a Garhoud Bridge, batizada com o nome de um distrito da cidade; a Al Maktoum Bridge, nome da família no poder; e a Business Bay Crossing, inaugurada em 2007.

Para atravessar a cidade, a melhor opção é a Sheikh Zayed Road, que é mais rápida, embora com paisagens menos belas do que a Jumeirah Beach Road.

Indo Além

A falta de pontos históricos em Dubai é compensada pela personalidade da cidade. À sombra dos pomposos hotéis e dos prédios de escritórios existem mercados típicos lotados – como o de ouro e o de especiarias –, um vislumbre da pequena vila de pescadores engolida pela metrópole.

Embora possa ser tentador se prender ao esplendor praiano de Jumeirah, uma viagem ao centro é imperdível. Fora da cidade estão praias preservadas, wadis (cursos temporários de água em meio ao deserto) e piscinas naturais facilmente exploradas num único dia.

Embora as dunas exijam experiência, os iniciantes podem pedir a qualquer operador de turismo um safári em veículo 4x4, com churrasco e dança do ventre. Para excursões de fim-de-semana, os emirados irmãos de Dubai são mais entediantes, porém mais bonitos, com oportunidades para passeios em praias desertas e descansos ao pé das montanhas.

Como Circular

Dubai ainda não é bem-servida de transporte público. Os primeiros trechos do metrô serão inaugurados em 2009. A melhor opção é ir de carro e, por isso, o trânsito está piorando. A rede de estradas de Dubai é nova, em sua maioria, e normalmente fácil de trafegar, mas há muitas obras, o que causa ainda mais congestionamentos.

Navegação

Táxis são a melhor opção se você quiser conhecer os pontos turísticos. Até recentemente, este sistema era estatal e a privatização trouxe drásticas melhorias. Os motoristas são educados e conhecem bem a cidade. Cada vez mais táxis aceitam cartões de crédito.

Você não deve ter problema em conseguir um táxi num grande hotel, shopping ou atração turística, mas pode ter problemas em locais mais isolados ou tarde da noite – ligue para a Dubai Transport (208 0808) para pedir um táxi. Dirigir implica lidar com outros motoristas.

Pessoas acostumadas a guiar nas estradas do Oriente Médio ou da Índia vão achar tranqüilo fazê-lo em Dubai. Mas, os que chegam do Ocidente vão ficar assustados com a quantidade de motoristas balançando as mãos na janela e dirigindo rápido demais – ou muito devagar –, todos muito perto uns dos outros e quase nunca dando seta.

A falta de endereços específicos em Dubai também é um problema óbvio. Os lugares são indicados por pontos de referência próximos. Vale a pena ter um marco conhecido em mente.


Leia mais em Atrações

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois