Time Out Viagem

Pubs & bares

Apesar de ser uma cidade islâmica, Dubai tem ótimos bares, ao ar livre ou fechados, além de alguns pubs mais pé no chão.

Você nunca vai passar sede em Dubai. Apesar de o consumo de bebidas alcoólicas ser desestimulado – é altamente taxado e restrito aos hotéis e principais clubes –, a cidade é cheia de pubs, bares e lounges. Ao confinar esse tipo de estabelecimento às instalações dos hotéis, Dubai pode ter perdido o charme dos botecos mais simples à beira da praia, mas, em compensação, você encontra suntuosos locais ao ar livre, bares descolados e, pasme, cópias idênticas das piores redes do Ocidente.

A gama de opções cresce rapidamente, seguindo o mesmo ritmo da expansão da cidade. Alguns dos maiores hotéis têm diversos pubs e bares, enquanto os mega resorts, como o Madinat Jumeirah, abrigam estabelecimentos suficientes para desafiar os boêmios mais experientes. Já Bur Dubai e Deira são endereço certo de diversos hotéis de uma e três estrelas que têm permissão para vender bebidas alcóolicas – alguns têm quase tantos bares e casas noturnas quanto quartos.

Há numerosas casas inglesas, irlandesas e australianas em Dubai, que atendem à grande população de estrangeiros ocidentais. A cultura de trabalho da cidade (trabalhar numa jornada das 9h às 17h aqui é uma raridade) faz com que os bares tenham clientela garantida à noite. Não espere casas cheias de personalidades. Com algumas poucas exceções (listadas aqui), você encontrará locais estereotipados, estranhamente anexos aos saguões dos hotéis.

Os pubs abrem perto do meio-dia e funcionam até cerca de 1h da manhã durante a semana, e até as 2h nos fins-de-semana. Já os bares costumam abrir as portas por volta das 16h e fechar entre 1h e 3h. A distribuição de bebidas nos Emirados Árabes Unidos é feita por apenas duas empresas, a+e e MMI. Isto somado à dificuldade e ao custo de importação geram um quase monopólio das marcas líderes.

Provavelmente você não encontrará sua cerveja preferida, cervejas de trigo ou cidras orgânicas. Nem espere experimentar marcas locais, pois os países do Golfo não produzem bebidas. O imposto chamado haram (pecado, em árabe) acrescenta 50% ao preço da bebida. Portanto, apesar da grande concorrência que existe pelo número de casas disponíveis, beber em Dubai pode sair bem caro.

Pela lei, todo bar ou pub tem que ficar num hotel ou possuir um alvará especial, geralmente concedido apenas para clubes de convívio social ou locais onde são realizados eventos esportivos, o que significa que a maioria pratica preços para turistas – ou seja, estratosféricos.

Dificilmente, você encontrará um drinque por menos de Dhs15 e os locais mais refinados chegam a cobrar até Dhs40 por uma garrafa de cerveja. Na média, prepare-se para pagar Dhs20-25 por cervejas, vinhos ou destilados. Contando o táxi, o ingresso e os petiscos, a conta no fim da noite sai bem pesada.


Irish Village

Aviation Club, Garhoud (282 4750/ www.irishvillage.ae). Aberto diariamente, 11h-1h. Cc AmEx, MC, V

Embora o Irish Village não se destaque dos outros zilhões de casas irlandesas de Dubai a Derby, é uma ótima opção se você quiser uma caneca de chope, um petisco e alguma companhia. O principal atrativo nos meses de inverno é o fantástico terraço externo, em torno de um lago com patos – embora a vasta lista de cervejas, inclusive as famosas Guinness e Kilkenny, mantenham o lugar cheio durante o ano todo.

QD’s

Dubai Creek Golf & Yacht Club, acesso pela Garhoud Road (295 6000/www.dubaigolf.com). Aberto 6ª a 4ª, 18h-2h; 5ª, 17h-2h. Cc AmEx, MC, V

Nos meses mais frescos, o ambiente do QD’s é tão bom como qualquer outro lugar da cidade. A fumaça dos narguilés paira no ar e lentos dhows navegam com o brilhante Creek como pano de fundo. A comida não tem nada de especial – serve petisco de bar sem nenhum estilo. O problema do QD’s continua sendo o serviço desatencioso e suspeito. No entanto, o preço é justo, e o cenário é bastante inspirador, com algumas mesas bem ao lado da água.

Barasti Bar

Le Meridien Mina Seyahi Beach Resort & Marina, Al Sufouh Road (318 1313). Aberto sáb. a 4ª, 11h-2h; 5ª e 6ª, 11h-3h. Cc AmEx, MC, V.
Sempre lotado, este bar praiano, com deque de madeira banhado pelo sol, quase dobrou de tamanho após uma reforma realizada em 2006, mas ainda é difícil conseguir uma mesa aqui, principalmente aos fins-de-semana. Além das bebidas alcoólicas de sempre, o bar manda bem com narguilés e oferece o cenário perfeito para observar o mar. Mesmo ficando numa das áreas mais turísticas de Dubai, o Barasti oferece uma vívida ambientação local.

Roof Top

Arabian Court, One&Only Royal Mirage, Al Sufouh Road (399 9999/www.oneandonlyresorts.com). Aberto diariamente, 17h-1h. Cc AmEx, MC, V.
Um lugar tranqüilo e sereno, o Roof Top continua sendo um dos bares mais magníficos da cidade. As vistas, para o Golfo e para a bizarra Jumeirah Palm, são imbatíveis, e a música de fundo, com sucessos do pop comercial temperados com outros clássicos, é muito bem-escolhida. As bebidas não são baratas, mas o cenário é único por aqui. O Roof Top é o lugar ideal para uma noite romântica.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois