Time Out Viagem

Ramadã

O que você precisa saber sobre o mês santo muçulmano.

Diversos locais. Data 12 set-11 out 2007 e 2 set-1 out 2008 (de acordo com o calendário lunar). O mês santo muçulmano é dedicado à pratica do jejum do nascer ao pôr-do-sol, um imperativo estendido a não-muçulmanos em locais públicos. Mas, assim que o sol se põe e o imã chama para a prece, a calma é substituída por um vivo e elaborado evento cultural. A principal atração para turistas aqui é a festa iftar, da qual a maioria dos restaurantes e hotéis cinco estrelas tiram o máximo de proveito. É oferecido um arranjo de tâmaras e leite, um jeito comum de quebrar o jejum do dia, seguido por uma noite árabe com mostras da cozinha mais popular da região. Se você não tiver a sorte de ser chamado para um jantar iftar – convite que vale para uma noite inteira (e início da manhã) –, viva a experiência do Ramadã no popular restaurante libanês Al Nafoorah, na Emirates Towers o cardápio iraniano do Radisson SAS Hotels’s Shabestan, em Deira; ou uma das muitas tendas espalhadas pela cidade que servem narguilé, como a da vila bedoína do Ritz-Carlton. É importante que os turistas se comportem respeitosamente ao longo deste mês. Ingerir bebidas alcoólicas em público é inaceitável, e música alta é considerada uma ofensa.


Regras do Ramadã

  • O Ramadã é o mês mais sagrado do Islã, de orações, comedimento e espiritualidade. Dessa forma, há algumas coisas que o visitante deve ter em mente nesse período:
  • Não coma, beba ou fume em público entre o amanhecer e o pôr-do-sol, período em que os muçulmanos são obrigados a jejuar de acordo com o Islã. Isso inclui mascar chicletes e comer qualquer coisa no seu carro ou táxi.
  • Vista-se conservadoramente ao longo do mês; demonstrações públicas de afeto são desaprovadas.
  • Não xingue em público.
  • Na mesa iftar, os muçulmanos são autorizados a quebrar o jejum ao som do adhan, ou chamado para oração. Se você for convidado para uma refeição iftar, não coma antes disso.
  • Não ouça música ou assista à televisão em volume alto, especialmente durante o período de orações; e nada de algazarra em público.
  • Não tente convencer um muçulmano a quebrar o jejum nem compre bebida alcoólica para ele. A venda de bebidas é legalmente proibida o ano inteiro, algo cumprido com mais rigor durante o Ramadã.
  • Não ande sobre um tapete de orações nem passe em frente a um muçulmano que estiver rezando. Sempre peça permissão antes de entrar numa mesquita.
  • Não ande sobre um tapete de orações nem passe em frente a um muçulmano que estiver rezando. Sempre peça permissão antes de entrar numa mesquita.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois