Roma recebe visitantes – mensageiros imperiais, peregrinos, turistas e invasores – há milênios. A Cidade Eterna é eternamente turística e, por isso, sua indústria hoteleira está sempre prosperando. A oferta cresceu para atender à demanda, pelo menos em termos de qualidade; há uma miríade de tipos de acomodação, de albergues, pensioni, bed & breakfasts e hotéis-butique a instituições de luxo, assim como incontáveis apartamentos exclusivos para aluguel por curta temporada.
Apesar de todas as categorias de preços estarem disponíveis, Roma é mais cara que a maioria das capitais européias. Os dias das pensões realmente baratas são passado, e é quase impossível encontrar um quarto com vista sem gastar muitos euros. A boa notícia é que o padrão geral das acomodações subiu; na média, paga-se mais por um quarto na cidade, mas muitos lugares melhoraram a decoração e os serviços.
O mercado de hotelaria de luxo, especificamente, explodiu, em parte graças à tentativa da Prefeitura romana de relançar os grandes palazzi em diversas áreas – como o Esquilino e os bairros de classe alta revitalizados, como na via Veneto.
St Regis Grand
Via VE Orlando 3 (06 47 091/reservas 06 47 08 27 40/ stregis.com/GrandRome).
Cerca de 1,9 mil anos após os romanos terem deixado sua marca na Europa, um novo César veio a Roma: o Ritz, pai dos hotéis de luxo. O Ritz construiu o maior e melhor das redondezas: não os tinha banheiros funcionando, como também cada quarto recebeu três lâmpadas elétricas, o que era inédito na época. Em 1999, o St Regis passou por uma reforma caríssima para restaurar sua antiga glória. Hoje, os lustres originais estão nas enormes recepções, com metros e metros de mármore e decorados com muito ouro, bege e vermelho. Os quartos foram decorados individualmente com ricos tecidos e receberam móveis cobertos de cedo em estilo imperial. Oferece serviço de mordomo (apenas suítes) e limusine, além de uma sauna. Bar. Business centre. Concierge. Quartos adaptados. Academia. Internet (dataport/banda larga/sem fio). Quarto não-fumante. Estacionamento. Restaurante. Room service. TV (satélite/vídeo/DVD nas suítes).
Hotel Santa Maria
Vicolo del Piede 2 (06 589 462 6/06 58 9 54 74/ htlsantamaria.com).
Saindo da piazza Santa Maria in Trastevere, o Hotel Santa Maria foi inaugurado em 2000 em um convento do século 16. Os quartos têm piso frio de cerâmica, decoração em tons de pêssego e banheiros espaçosos. Todos dão em um charmoso jardim central, cheio de laranjeiras – o lugar perfeito para o café-da-manhã ou um aperitivo antes de sair para jantar. Bar. Quartos adaptados. Internet (dataport/terminal compartilhado). Quarto não-fumante. Estacionamento. TV (satélite).
Albergo del Senato, Piazza della Rotonda 73 (39 06 67 84 343/ albergodelsenato.it)
O Albergo del Senato é um pequeno hotel boutique localizado no centro histórico de Roma, na animada Piazza della Rotonda. O terraço tem vista para a cúpula do Panteão. Os quartos são equipados com ar condicionado e uma televisão com canais por satélite. Wi-Fi está disponível em todo o hotel. A Piazza Navona e a Fonte de Trevi estão a cinco minutos a pé do Senato, que está localizado na parte de trás do Senado italiano. A área está repleta de restaurantes, bares e lojas.
Artemide Hotel, Via Nazionale 22 (39 06 48 99 11/ hotelartemide.it)
O Artemide está situado num edifício do século XIX, na vibrante Via Nazionale. Um minibar gratuito e acesso a Wi-Fi estão disponíveis em cada um dos elegantes quartos, que têm ar condicionado e estão decorados num estilo contemporâneo. Os hóspedes podem desfrutar de televisão de tela plana e chá/café. O café da manhã no Artemide consiste de um grande buffet, e os hóspedes podem relaxar no bar do salão, que tem poltronas de couro. A partir do terraço do último piso, há uma vista panorâmica sobre Roma. O hotel está apenas a 200 metros da Estação de Metro Republica, a duas paragens da Praça de Espanha. Os funcionários podem organizar um serviço de transporte de/para os aeroportos de Fiumicino e Ciampino.
Barocco Hotel, Entrance Via Purificazione nr 49 (9 06 48 72 001/ hotelbarocco.com)
Localizado num edifício elegante, o Hotel Barocco tem vista para a Piazza Barberini e sua fonte icônica, feita pelo mestre barroco de Roma, Bernini. Os quartos oferece mobiliário e Wi-Fi gratuito. A Escadaria de Espanha, Fonte de Trevi e Via Veneto estão todos dentro de uma caminhada de 10 minutos. Alguns quartos incluem tetos em estuque, camas com dossel e banheiras com aromaterapia. Todos incluem ar condicionado e canais por satélite a partir de uma televisão de tela plana.
Gran Melia Rome, Via del Gianicolo 3 (39 06 92 59 01/ melia.com)
Com interiores elegantes e quartos de design com vistas do Vaticano, Castelo Sant'Angelo ou o jardim do hotel, o Gran Melia encontra-se no centro de Roma. Possui um centro de bem-estar e piscinas interior e exterior. Os quartos são decorados com esquemas de cores bege e preto refinados e combina mobiliário moderno e obras de arte clássicas. Eles contam com acesso Wi-Fi, uma televisão LCD e máquina de café Nespresso. O restaurante de estilo brasserie serve cozinha clássica italiana e internacional, juntamente com os melhores vinhos locais. O jardim 7500 m² inclui uma piscina e banheira de hidromassagem. Localizado sobre uma colina, nas margens do Rio Tibre, este design hotel está a 800 metros da Basílica de São Pedro e a 15 minutos a pé da Piazza Navona e Campo de 'Fiori.
Grand Hotel Via Veneto, Via Vittorio Veneto 155 (39 06 48 78 81/ ghvv.it)
Situado num edifício histórico na Via Veneto, este luxuoso hotel fica a 120 metros da Estação de Metro Barberini. Os seus quartos elegantes com acesso Wi-Fi estão decorados em estilo Art Deco. O terraço oferece uma vista de Porta Pinciana e da Villa Borghese. Os quartos são decorados com móveis de madeira feitos à mão e tecidos exclusivos. Cada um inclui banheiros de mármore de Carrara com produtos de higiene pessoal exclusivos da Bulgari.