Time Out Viagem

Informações Úteis - Praga

Como chegar, sair e circular pela cidade.

Aeroporto

Aeroporto Ruzynê - 239 007 576/www.czechairlines.com/en. Cerca de 20km a noroeste da cidade, acesso pela Evropská.


Transporte público

O transporte público de Praga – metrô, bondes, ônibus, linhas noturnas e funiculares – é administrado pela Dopravní podnik, ou Transporte Público de Praga, cujo site (www.dpp.cz) disponibiliza mapas e informações para download e impressão. O serviço costuma funcionar diariamente, das 5h à meia-noite, com ônibus e bondes noturnos em horários alternativos.


Bicicleta

Pedalar em Praga é uma aventura: não há ciclovias, os motoristas são imprudentes e os pedestres xingam o ciclista se ele estiver na calçada. Mas, se mesmo assim você quiser tentar, pode alugar uma bicicleta e participar de uma excursão na seguinte organização:

City Bike

Králodvorská 5, Staré Mêsto (celular 776 180 284/www.citybikeprague.com). Metrô Námêstí Republiky. Aberto abr-out diariamente, 9h-19h. Preço 290-490 Kč por 2h.
Excursões de bike pela cidade partem deste endereço três vezes por dia (10h30, 13h30 e 16h30). Os preços são razoáveis.


Carro

Dirigir em Praga pode ser um pesadelo. A cidade tem um dos índices de acidentes mais altos da Europa, além de ruas estreitas e de pedra, bondes (que sempre têm a preferencial e usam sinalizações específicas) e muita chuva, neve e gelo. É proibido estacionar na rua sem permissão de residência; você pode ter o carro apreendido ou travado (ligue para o número indicado na trava ou para 158 caso isso aconteça).

As zonas azuis são reservadas para moradores e empresas locais. As zonas laranjas são para até duas horas de estacionamento e custam pelo menos 10 Kč por 15 minutos e 40 Kč por uma hora. Já as zonas verdes permitem até seis horas e custam 15 Kč por 30 minutos, 30 Kč por uma hora e 120 Kč por seis horas.

O pagamento é feito nos parquímetros, que só aceitam moedas e fornecem tíquetes que devem ser colocados no painel do carro. Há um número cada vez maior de estacionamentos subterrâneos privados na região central, mas são caros e quase sempre estão lotados.


 

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois