Time Out Viagem

Onde Comer

A mudança não ocorreu apenas nos altos escalões da gastronomia.

Por conta da reverência quase religiosa aos bares, costumava-se dizer que ninguém se interessava por mais nada em Praga – e que era ‘fresco’ e ‘desconfiável’ qualquer lugar que não servisse cerveja por 19 Kč em uma caneca sobre uma bolacha velha e ensopada. Mas alguns fatos recentes comprovam que o paladar tcheco mudou. A cidade agora tem a inevitável e ansiosamente aguardada estrela da Michelin (dada ao restaurante Allegro, do Four Seasons, no início de 2008) e o chef Gordon Ramsay adquiriu o Maze – cuja clientela é composta principalmente por moradores locais.

 A mudança não ocorreu apenas nos altos escalões da gastronomia. O ano de 2008 testemunhou o esperado retorno da chef/empresária Sofia Aziz, com sua nova casa, Angel, misturando sabores do Sudeste Asiático com filés europeus macios e um visual moderno e descolado. O vizinho Al Dente, com sua excelente cozinha de Turim, tem ajudado a formar um recanto italiano na Cidade Velha, prova da paixão tcheca pela autêntica comida mediterrânea – um conforto para os longos invernos da Europa Central.

Enquanto isso, estabelecimentos opulentos no estilo ‘Europa antiga’, como Palffy Palác e Francouzská Restaurace, indicam um retorno ao domínio da culinária local, com suas ervas, pimentas e carnes. O Café Louvre é outro clássico do início do século passado que foi revitalizado com bom gosto, tendo sua cozinha expandida e as mesas de bilhar jogadas fora. Todos estes lugares são páreos para as duas estrelas dos anos 1990 – Kampa Park e Celnice – no que diz respeito à cozinha, ao ambiente e ao serviço.

A influência americana sobre Praga continua a alimentar uma crescente demanda não apenas por asinhas de frango, mas por brunches e bagels. O Bohemia Bagel agora oferece cadápios completos e internet sem fio grátis. Aos domingos, casais e famílias migram para o Jáma, o Fraktal e o Radost FX.


Al Dente

VeŽenska 4 (222 313 185/www.aldentetrattoria.cz). Metrô Staromêstská. Aberto diariamente, 12h-15h30 e 18h-0h. $$. Italiano.
A tratoria colorida e acolhedora de Toni Ciullo junta-se às três outras localizadas nesta rua, que se tornou a Little Italy gastronômica de Praga. É difícil imaginar um ambiente mais adorável, com mesas na calçada e uma afável equipe familiar. A ótima seleção de vinhos, a preços justos, acompanha massas perfeitas, molhos aromáticos e carpaccio.


Kampa Park

Na Kampê 8B (296 826 112/ www.kampagroup.com). Metrô Malostranská. Aberto diariamente, 11h30-1h; a cozinha fecha às 23h. $$. Frutos do mar.
Durante uma década, os críticos estrangeiros consideraram este restaurante o melhor da cidade – e continua difícil discordar dessa avaliação. O chef Marek Raditsch criou um novo cardápio, com peito de pombo, lombo de cordeiro e uma torta de chocolate com laranja. A localização é maravilhosa – à sombra da Ponte de Carlos. O belo terraço à beira-rio fica aberto o ano todo (aquecido durante os longos invernos). No interior, há um bar que atrai chefes de Estado e astros de Hollywood.


Bellevue

Smetanovo nábřeži 18 (222 221 443/ www.pfd.cz). Metrô Národní třída. Aberto diariamente, 12h-15h, 17h30-23h. $$$$. Alta culinária.
Considerado o melhor restaurante de haute cuisine da cidade desde meados dos anos 1990, este ambiente pequeno e elegante, com boa vista para o Castelo, foi superado, mas ainda se esforça. Apesar de ocasionais problemas no atendimento, serve um fino quadril de vitela em molho de trufas negras, lagosta da Nova Zelândia e veado tcheco em molho de junípero. O cardápio, em geral, se mantém o mesmo ao longo do ano. O brunch de domingo do Bellevue é outra instituição. O espaço é formal e tradicional. Essencial reservar.


Palffy Palác

Valdštejnská 14 (257 530 522/www.palffy.cz). Metrô Malostranská. Aberto diariamente, 11h-23h. $$$. Continental
Com um cardápio recriado que apresenta deliciosos cordeiros, confits de pato e peixe com mexilhões e molho de beterraba, este antigo palácio barroco é uma daquelas maravilhas que só existem em Praga. Um jantar no terraço, ao som de acordes do conservatório de música clássica ao lado, é algo a ser apreciado. Ele encantou uma geração com a atmosfera e o serviço. Um gasto que vale a pena.


Fraktal

Žmeralova 1 (777 794 094/ www.fraktalbar.cz). Metrô Vltavská. Aberto diariamente, 11h-0h. Café.
O hambúrguer servido aqui foi eleito o melhor da cidade pelo Prague Post. Mas esta casa agitada, com toras esculpidas e cobre martelado, é mais do que isso: internet sem fio, o brunch mais popular do bairro, bloody marys fortes e um charme decadente que atrai boêmios o ano todo. Os pratos Czech-Mex são bem feitos (recomendamos as quesadillas de pesto).


Allegro

Veleslavínova 2A (221 427 000/www.fourseasons.com/prague/dining/dining.html). Metrô Staromêstská. Aberto restaurante diariamente, 7h-23h. $$$$. Continental
Sob nova direção, o restaurante da rede Four Seasons, especializado no encontro entre Toscana e República Tcheca, não caiu em qualidade. Lombo do Piemonte, foie gras frito, trufas e peixe recheado com queijo de cabra recebem a aprovação dos críticos do ranking do Zagat, entre outros. O terraço dá para o Castelo de Praga, do outro lado do rio Vltava, um cenário mais condizente com a cozinha do que o interior do restaurante, convencional embora aconchegante.


Franz Kafka Café

Žiroká 12, Josefov (222 318 945). Metrô Staromêstská. Aberto diariamente, 10h-20h. Café
Este café à moda antiga, com madeira escura, apresenta cabines intimistas, antigas gravuras retratando o gueto judaico e, é claro,vários retratos de Kafka. Há mesas na calçada.


Monarch

Na Perštýnê 15 (224 239 602/www.monarch.cz). Metrô Národní třída. Aberto 2ª a sáb., 12h-0h. Wine bar
Uma ótima loja de vinhos, com mais de 25 variedades de queijo e uma boa seleção de lingüiças regionais. O melhor lugar para comprar vinhos importados da América so Sul ou da Califórnia, além dos melhores vintage locais.


Café Montmartre

Etêzová 7 (222 221 244). Metrô Staromêstská. Aberto 2ª a 6ª, 9h-23h; sáb., dom., 12h-23h. Café
Literatos tchecos, como Gustav Meyrink e Franz Werfel, bebiam aqui antes de a casa se tornar um templo da Era do Jazz. Vagabundos criativos ainda se reúnem em torno de sofás puídos e mesas bambas para conversar até tarde.


Duende

Karoliny Svêtlé 30 (775 186 077/ www.barduende.cz). Metrô Národní třída. Aberto 2ª a 6ª, 13h-0h; sáb., 15h-0h; dom., 16h-0h. Café
Um dos bares mais esfumaçados da cidade, com um aviso de proibido fumar sutil demais. Ainda assim, é um refúgio de gente interessante. A nova Boêmia em uma casa de noz, com abajures com franjas, clientes embriagados, intelectuais e artistas de segundo escalão. Fique até tarde e prove a sopa de batata.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois