Em uma cidade que é um museu vivo de arquitetura e design, é de se esperar uma cena artística próspera, com manifestações surgindo de todas as partes do mundo. E pode contar com isso. Eventos como a Bienal de Praga, que tem revigorado a cena de arte moderna desde seu lançamento, em 2003, agitam a cidade. Enquanto isso, em dezenas de palcos, há teatro, dança e música dos mais diferentes gêneros, de sinfonias clássicas refinadas a música dos tuaregues e shows de hip hop.
O cinema tcheco está passando por um renascimento, com o Estado finalmente se comprometendo com um financiamento grande após anos de negligência e com mais cinemas de arte e festivais do que nunca, reunindo públicos que os multiplexes não conseguem. A reputação de Praga como uma cidade literária (mesmo que não tenha produzido os grandes romancistas previstos depois de 1989) continua firme, com escritores se reunindo anualmente na cidade para inspiração e bate-papos no Festival de Escritores de Praga, em junho, e com pequenos jornais respeitáveis aparecendo o tempo todo (o adorado Jáma, retomou seu jornal literário, o Prague Revue, em 2007.
Festivais de cinema como o Music on Film/Film on Music se fortalecem com o passar dos anos, assim como aqueles com foco especial, como o festival de direitos humanos One World e o Febio Fest, que apóia filmes não-comerciais.
O Prague Spring (www.festival.cz), o melhor festival de música local. Completando 64 anos em 2009, consiste em um mês de concertos pela cidade e atrai artistas internacionais. O Teatro Nacional conseguiu um de seus recentes grandes sucessos com Milos Forman dirigindo A Walk Worthwhile, entre outras novas peças de teatro e balé. A Ópera Estatal, que não tem sido tão bem-sucedida em atrair patrocinadores, acabou se tornando conhecida por suas versões de romances para o teatro e por pender para obras inesperadas ou esquecidas.
Enquanto isso, uma vantagem do apoio governamental, mesmo que desajeitada, é a ampla acessibilidade das artes. Sim, o Teatro Nacional e a Ópera Estatal podem fechar por longos períodos justamente quando a demanda é alta, mas, quando estão abertos, você pode conseguir ótimos lugares por 200 Kč. O Festival de Música de Praga mistura compositores populares com outros mais clássicos, enquanto o Prague Proms também se provou um sucesso, adicionando toques como sessões noturnas de jazz com astros locais. Outro evento respeitado é o Outono de Praga.
Acontece
Diversas revistas com a programação cultural da cidade são distribuídas gratuitamente, mas The Prague Post (www.praguepost.com), publicado às quartas-feiras, é o melhor. Na internet, confira www.expats.cz e prague.tv. Para guia de entretenimento GLS, acesse www.gayguide.net.