Time Out Viagem

Onde Ficar

Cidade tem opções para todos os gostos e orçamentos.

O boom hoteleiro em Praga implica em mais concorrência e oferta que nunca, felizmente em todas as faixas de preço. Os estabelecimentos têm mais classe do que nunca e apostam em bom serviço e boas instalações – de Wi-Fi, agora disponível por toda parte, a banheiras maiores e bares que são uma atração por si só. Ainda assim, a evolução ocorre de forma abrupta, e muitos novos hotéis ainda não resolveram todos os problemas (reembolso ainda não ocorre aos empresários checos como uma opção).

Dito isto, jovens gerentes estão loucos para agradar, mais criativos e simpáticos que nunca. O hotel Icon é um bom de exemplo de estilo que se pode pagar, enquanto o Ventana é venerado entre as opções mais luxuosas. Os mochileiros, por sua vez, provavelmente esquecerão que o Czech Inn é um albergue, e o Rosemary Hostel é quase tão bem equipado e atencioso com seus clientes quanto o concorrente.

Viajantes destemidos, é claro, sempre podem ocupar um quarto numa casa de família ou ficar em pensões, especialidade de agências como a Stop City (www.stopcity.cz), enquanto a imobiliárias que alugam apartamentos, como o site www.pragueapartment.cz, disponibilizam locais mais caseiros com espaço para cozinhar e serviços como aluguel de laptop e celular.

Lembre-se ainda de que, com frequência, você pode conseguir um quarto com arcadas em um espaço restaurado, como uma casa ou pousada do século 17, por mais ou menos o mesmo preço do Best Western - reservar com antecedência - aproveitando ao máximo a maravilhosa arquitetura de Praga. Serviços para a família também estão melhores do que nunca, com babá ou diária grátis para crianças que dividem o quarto.


Economizando

Muitos albergues cobram em euro e, embora a República Tcheca ainda não use a moeda oficialmente, ficam felizes em aceitá-los. Note que, se você pagar em coroas tchecas, o preço muitas vezes não é calculado a partir da taxa oficial de câmbio.

Muitos lugares, entretanto, oferecem descontos para pagamento em dinheiro, então pode valer a pena usar suas notas de euro se você não fizer questão de carregá-las. Muitos hotéis não incluem impostos na diária. Sempre confirme.


Alchymist Hotel Residence

Tržištê 19, Malá Strana (223 920 118 / www.alchymisthotel.com). Metrô Malostranská. $$$$.
Humildemente localizada no palácio barroco U Ježišek, o Alchymist faz mágica, e não apenas com sua carteira. Paredes coloridas, tetos arqueados, afrescos, camas com dossel e muito mimos são complementados por um dos melhores spas de Praga, com massagem balinesa e piscinas. A embaixada dos Estados Unidos fica bem ao lado.


Czech Inn

Francouzska 76, Vinohrady (267 267 600/www.czech-inn.com). Metrô Námêstí Míru. $.
Parece errado chamar esta acomodação de albergue, mas não é. Há quartos privativos e dormitórios, e não é necessário ser sócio (nem pergunte sobre toque de recolher). Com um bar animado, cafés-da-manhã gostosos, café com internet e reserva gratuita de seu próximo albergue, a popularidade do Czech Inn está crescendo na boca a boca.


Icon Hotel

V jámê 6 (221 634 100/www.iconhotel.eu). Metrô Můstek. $$.
Um dos maiores sucessos entre os novos hotéis de Praga, o Icon se diferencia pelo serviço, pelas instalações e pelos toques atenciosos, que vão muito além do esquema de cores cobre e fúcsia. Com o bar Jet Set anexo – primo deste cenário descolado que ficava originalmente em Smíchov –, até o lobby é um bom lugar para se ficar. Há um pomposo wellness center, é claro.


Ventana Hotel

Celetná 7 (221 776 600/ www.ventana-hotel.net). Metrô Staromêstská. $$.
Do lobby de mármore italiano em diante, fica claro que este novo hotel na Cidade Velha é um luxo de muita classe. Um hotel para adultos, o distinto Ventana tem um átrio de cinco andares e quartos bons, muitos com vigas expostas e banheiras de Philippe Starck. O bar e a biblioteca são elegantes, e não dão vontade de ir embora.


Hotel Savoy

Keplerova 6 (224 302 430/www.hotel-savoy.cz). Bonde 22, 23. $$$$.
A primeira impressão é de uma competência silenciosa e tradicional, como fica evidente pela biblioteca e lareira. Então você nota Robert Palmer no elevador e uma estrela de Hollywood na sala do café-da-manhã (ou, se tiver sorte, na jacuzzi). Os luxuosos 61 quartos fazem com que homens de negócios e das artes continuem voltando.


Maximilian Hotel

Haštalská 14 (225 303 111/ www.maximilianhotel.com). Metrô Námêstí republiky. $$.
Com 71 bons quartos, embora não muito limpos, este hotel ganhou fiéis seguidores desde que abriu e oferece bons preços, principalmente fora de temporada. Com todos os básicos que um lugar como este precisa ter hoje em dia – de Wi-Fi grátis a duchas, além de um spa asiático –, vale a pena checar o Maximilian.


Pension Accord

Rybná 9 (222 328 816/www.accordprague.com). Metrô Námêstí republiky. $$
Com localização conveniente, a apenas três quarteirões da Praça da Cidade Velha, e diárias de verão e primavera a 103 euros incluindo café-da-manhã (30 a mais que no inverno), este lugar limpo e básico segue o modelo de eficiência da Europa Central. Mas, para viajantes econômicos que ficarão pouco em seus quartos, poderia ser muito pior.
Bar (1). Business centre. Concierge. Quartos adaptados (1). Academia. Internet (banda larga). Andares não-fumantes. Estacionamento (RMB 1/h). Piscina (1, coberta). Restaurantes (4). Room service. TV.


Dorint Don Giovanni

Vinohradská 157A, Žižkov (267 031 111/www.dorint.de). Metrô Želivského. $$$
Este mamute de 397 quartos pode não ficar no animado extremo oeste de Žižkov, mas compensa isto com um saguão sci-fi e quartos que quase podem ser descritos como extravagantes. O serviço é confiável e é uma boa opção para famílias – para até duas crianças, não paga extra, e tem playgrounds coberto e ao ar livre. Grandes descontos – confira no site. Há concierge, quarto adaptados, academia, sauna e massagens.


Aria Hotel

TrŽištê 9, Malá Strana (225 334 111/ www.ariahotel.net). Metrô Malostranská. $$$$.
O Aria abriu novos territórios e estabeleceu o padrão para o hotel de luxo em Praga, com serviços, instalações e localização de primeira. Os quartos de estranhos formatos (o prédio costumava funcionar como correio) têm decoração clássica e todos os tipos de brinquedo eletrônico: computadores, DVDs e alto-falantes são padrão. Cada um é dedicado a um músico, cuja biografia e obra ficam no seu disco rígido, e há uma biblioteca musical (também com livros e DVDs) no lobby. O terraço talvez tenha a melhor vista da cidade. Peça um quarto de frente para os jardins barrocos. Transporte gratuito do aeroporto, academia e um muito falado saguão com piano e café/bar são outras atrações.

Hotel U páva

U LuŽickeho semináře 32, Malá Strana (257 533 360/www.romantichotels.cz). Metrô Malostranská. $$$

Os tetos escuros de carvalho e os lustres de cristal não combinam tão bem aqui como no U krále Karla (também de Karel Klubal), onde a elegância é mais consistente. No entanto, a localização é ideal, em uma esquina tranqüila de Malá Strana. As suítes 201, 301, 401 e 402 têm vista para o Castelo. Alguns quartos não são acessados pelo elevador, portanto informe no ato da reserva se precisar de um. Um restaurante do Velho Mundo, serviço de massagem, sauna e quarto não-fumante mantiveram o ‘Pavão’ na lista de turistas veteranos por anos.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois