As lojas mais movimentadas do centro de Miami são aquelas que vendem malas para turistas – e isso acontece porque nos últimos anos a Big Orange começou a disputar com a Big Apple o posto de capital norte-americana das compras. Filiais de instituições nova-iorquinas, como Barneys, Macy’s, Bloomingdale’s, Pucci e Harry Winston, e também as lojas menores e mais badaladas, como Intermix, Leo, Jimmy Choo e Judith Ripka, foram inauguradas no sul da Flórida. Embora quase não haja diferença nos preços, o imposto sobre as vendas é mais baixo nesta região do país.
É fácil chegar de ônibus, trem ou van aos principais shopping centers (chamados de malls), mas quem vem para comprar em grandes quantidades em geral prefere alugar um carro e, é claro, adquirir algumas malas extras. Mas atenção: antes de estourar o cartão de crédito, lembre-se de que há limites alfandegários (no Brasil, o limite para ingresso livre de impostos é US$500).
Regiões de Compras
South Beach, sobretudo na região da Lincoln Road e na Collins Avenue, entre as 5th e 8th Streets, concentra as lojas de departamento e também as mais sofisticadas. Coral Gables é ideal para quem procura artigos para o lar mais refinados ou móveis caros assinados por designers. O Design District se define como “uma milha quadrada de puro estilo” e reúne diversos showrooms de móveis, artigos para decoração e iluminação e acessórios para janelas e paredes. Perto dali fica o animado Upper East Side, que oferece uma recente leva de belas lojas de roupas e de artigos domésticos. Ao sul, na região de Downtown, as vitrines exibem aparelhos eletrônicos, bagagens e bijuterias, mas convém perguntar por que custam tão pouco. Quem quer sair da cidade para gastar deve se dirigir aos acessíveis Aventura Mall e Dadeland Mall, mecas do consumo. Com todas as lojas de rede imagináveis, nesses compra-se com segurança e sem surpresas.
Quem gosta de pechincha vai aos dois mega-outlets, o Dolphin Mall, em Sweetwater, e o Sawgrass Mills, em Broward County. Os dois reúnem mais pontas de estoque do que uma pessoa sã consegue visitar num dia. Já o Bal Harbour Shops e o Village of Merrick Park, em Coral Gables, atendem a uma clientela mais abonada. O encanto de encher as sacolas em Miami é encontrar renomadas grifes européias – inclusive de alguns criadores que jamais colocariam seus artigos num shopping center.
Cenas de um Shopping Center
Quando o assunto é compras na Flórida, bater perna de uma loja para outra, ou passear em shopping centers, é coisa de amador. Visitantes em busca de pechinchas se equipam com sapatos confortáveis e encaram o desafio dos mega-shoppings de desconto. Chamados de outlet malls, trata-se de imensos oásis com produtos a preços reduzidos, que também têm praças de alimentação e opções de lazer.
No sul da Flórida, há dois grandes exemplos desta modalidade. Um deles, o Sawgrass Mills, é considerado uma das principais atrações turísticas do Estado. Este gigante do consumo fica em Broward, condado ao norte de Miami-Dade. Não é muito fácil chegar e quem não tem carro muitas vezes decide alugar – o que pode valer a pena, pois o gasto com gasolina, tempo e pequenas despesas em geral são compensados pela “economia” nas compras. Em meio a mais de 400 lojas na imensa construção projetada pela pós-modernista Arquitectonica, estão nomes como Barneys, Calvin Klein, Levi’s, Neiman Marcus, Off Saks Fifth Avenue e Tommy Hilfiger.
Como prova de que a popularidade dos outlets já atingiu novos patamares, foi inaugurado em março de 2006 um sofisticado conjunto de lojas, o Colonnade Outlets, no Sawgrass. Aqui, alguns dos nomes presentes são Burberry, Valentino, Escada e Ferragamo, entre outros. Não falta diversão: além de 23 salas de cinema, há vários locais para comer, inclusive um restaurante comadado pelo chef-celebridade Wolfgang Puck.
Também bastante peculiar (e nas proximidades do aeroporto de Miami) é o Dolphin Mall. Inaugurado em março de 2001, o shopping não contava com lojas famosas como o Sawgrass e desapontou muita gente. Nos últimos anos, porém, conquistou público ao acomodar mais atrações, como BCBG, Brooks Brothers, Burlington Coat Factory, Off Saks Fifth Avenue e Ralph Lauren, além da loja de artigos domésticos Mikasa. O Dolphin também oferece 19 salas de cinema, vários restaurantes e uma pista de boliche.
Dolphin Mall
11401 NW 12th Street, NW 114th Avenue, Sweetwater (305 365 7446/www.shopdolphin mall.com).Ônibus 11, 71.Aberto 2ª a sáb. 10h/21h30; dom. 11h/19h30.
Sawgrass Mills
12801 W Sunrise Boulevard, Broward County (954 846 2300/www.sawgrassmills.com). Vans a partir dos hotéis de Miami Beach Aberto 2ª a 6ª 10h/21h30; sáb. 9h30/22h; dom. 11h/20h.
Grifes no Saguão
Ficaram no passado os dias em que as lojas dos hotéis de Miami só vendiam bronzeadores: hoje os saguões abrigam algumas das lojas mais refinadas da cidade. No entanto, você não precisa se hospedar para dar uma olhada nas ofertas e (quem sabe) comprar alguma coisa, pois esses estabelecimentos apreciam o movimento dos curiosos (apenas lembre-se de ir a pé, pois estacionar o carro pode custar cerca de US$20). A seguir, a lista dos tesouros.
Comece pelo badalado Shore Club (1901 Collins Avenue), reduto de ricos e famosos, e irá encontrar modelos das marcas Theory, Miu Miu, Diane von Furstenberg, Missoni, Jimmy Choo e Marc Jacobs .
Na Signature Shop, instalada no Ritz- Carlton de Key Biscayne (455 Grand Bay Drive), é grande a oferta de calçados, óculos de sol e casacos. A mesma loja no Ritz de South Beach tem de bolsas Luella Bartley a lindas jóias artesanais, além de roupas de banho para curtir a praia.
A butique do Setai (2001 Collins Avenue) pode ser minúscula, mas vale a pena conhecê-la para apreciar artigos e obras de arte orientais exclusivos, como echarpes de seda feitas à mão, sarongues e jóias. Provavelmente você não poderá comprar nada, mas isso é outra história.
Finalmente, visite a loja de presentes do Hotel (801 Collins Avenue) e se encante com as seletas criações de gênios do estilo, como robes em tie-dye, travesseiros de cetim e louças.
Para poucos
Comprar em Miami tem lá seus segredos. Há coisas que só existem na Internet. A Poshvintage.com (www.poshvintage.com) é uma criação da nova-iorquina Patti Stoecker. Quando se mudou para Miami Beach, ela percebeu que faltava vigor no mundo das compras em comparação a sua cidade natal. Depois de anos no mundo da moda, Stoecker decidiu partilhar seus achados com quem tivesse interesse – e dinheiro, claro. Alguns dos tesouros: uma peça exclusiva de Thea Porter, casacos de Bill Blass ou disputadas camisetas com motivos de rock‘n’ roll. A elite de Miami compra na Posh, e você (se puder bancar a conta) pode fazer o mesmo.
Pontas de estoque
Marshalls
16800 Collins Avenue, 170th Street, North Miami Beach (305 944 0223). Ônibus K, S. Aberto 2ª a sáb. 9h30/21h30; dom. 11h/18h. Cc AmEx, MC, V.
A Marshalls é a ponta de estoque mais conhecida de Miami. Aqui se encontra ampla variedade de roupas de marca para homens, mulheres e crianças, além de presentes e artigos domésticos, com descontos entre 20% e 60% em relação ao preço das lojas. Outros endereços: em vários locais da cidade.
Target
8350 S Dixie Highway (US 1), SW 83rd Street,South Miami (305 668 0262/www.target.com). Metrorail Dadeland North. Aberto 2ª a sáb. 8h/22h; dom. 8h/21h. Cc AmEx, MC, V.
Loja de descontos mais apreciada do país, a Target tem uma linha própria de artigos para a casa e de presentes assinada pelo badalado arquiteto Michael Graves, peças e roupas de Cynthia Rowley, Todd Oldham e Isaac Mizrahi, além de preços convidativos nas sessões de cosmética, lazer, eletrônicos e brinquedos. Outros endereços: 21265 Biscayne Boulevard, Aventura (305 933 4616); 14075 Biscayne Boulevard, North Miami Beach (305 944 5341); 15005 SW 88th Street, Kendall (305 386 1244).