Time Out Viagem

Descubra Madri

Tudo o que há na cidade, do kilómetro cero para fora dos limites da cidade.

Vista do céu ou no mapa, Madri tem dois marcos que se destacam. Um deles é o longo Paseo de la Castellana, uma avenida que corta a cidade de norte a sul e liga o centro velho aos distritos financeiros mais novos do norte. Nos dois lados do Castellana, seu desenho cria um jogo de simetrias. O segundo destaque é o centro velho da cidade, comprimido em meio a várias ruas estreitas que envolvem a Puerta del Sol. Esta é literalmente o centro da cidade, uma vez que os números dos endereços de Madri são contados a partir dela. Além disso, é ali que se encontra o kilómetro cero (determinado por uma placa no chão) de onde são medidas todas as distâncias da Espanha. As ruas da velha Madri convergem para esta praça. A Madri de Los Austrias (que marca a época em que a cidade esteve sob domínio da dinastia austríaca dos Habsburgo), incluindo a Plaza Mayor, o coração da era dourada de Madri, fica a sudoeste da Calle Mayor. A Plaza Santa Ana e o bairro de Huertas ficam a sudeste. A leste da Puerta del Sol está a Calle Alcalá, que liga essa área com a Plaza de Cibeles – a junção com o Castellana que leva à Madri moderna. Ao norte, situam-se as áreas históricas e agitadas de Malasaña e Chueca, ao norte da Gran Vía.

Um dos atrativos de Madri é seu tamanho compacto. Os museus do Prado, Thyssen e Reina Sofía ficam ao longo do Paseo del Prado, na área conhecida como o 'Triângulo Artístico', e a maioria das outras atrações históricas fica em endereços próximos, espalhadas entre a Glorieta de Bilbao e a Puerta de Toledo e Atocha (de norte a sul), e entre o Palácio Real e a Plaza de Cibeles. Passear pela velha Madri de carro pode ser difícil e, ainda que o transporte público seja bom, caminhar é a opção mais fácil (e rápida). Um mapa é útil, mas não indispensável: até visitantes andando sem um destino específico podem se orientar facilmente pelos aromas que mudam conforme o bairro.

Apesar de pequeno, o centro de Madri possui barrios bem definidos, com limites demarcados pelas avenidas principais. No entanto, há um problema de nomenclatura: os moradores locais podem chamar uma mesma área por vários nomes diferentes, que remetem à impressão causada por cada região. Os critérios para a definição da personalidade de cada barrio não são claros, pois envolvem uma série de detalhes que só os madrilenos conseguem entender totalmente. A população geralmente utiliza o nome das estações de metrô mais próximas. A divisão por áreas usada por este guia simplifica a geografia intricada de Madri a fim de facilitar a navegação.

Ingressos e Horários

Os museus nacionais dão descontos para estudantes, e a entrada é gratuita para menores de 18 anos e maiores de 65 (leve documento de identidade). Muitos museus são de graça aos domingos (dia em que ficam lotados); alguns museus menores são sempre gratuitos. A maioria dos museus não abre às segundas, com exceção do Reina Sofia, que fecha às terças. Muitos oferecem visitas guiadas gratuitas.


Leia mais

Passeios em Madri

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois