Time Out Viagem

Onde Comer

O cenário gastronômico de Dubrovnik ainda está desapontando.

A idéia de turismo local estagnou nos anos 1970. Há poucas variações na cozinha, e a intenção de fazer com que o cliente volte raramente transparece na qualidade. Isto não quer dizer que você terá de se contentar com refeições ruins em Dubrovnik. A cidade tem alguns restaurantes muitos bons. O fato é que, para servir uma cozinha acima da média em um ambiente agradável, estes poucos escolhidos costumam cobrar como se estivessem em Paris.

O problema não é falta de ingredientes. Vá ao mercado local em Gundulićeva poljana ou, melhor ainda, em Gruž, e econtrará verduras frescas, tomates, azeitonas, pimentões e queijos, todos produzidos organicamente e na região. Um mercado de peixe acontece diariamente, virando a esquina. O que é servido em uma refeição caseira pode superar o que lhe será oferecido em um dos muitos restaurantes medianos. Um morador local tem tempo de escolher os melhores produtos; já o restaurateur mediano é limitado pelo alto aluguel, pela baixa margem de lucro, pela falta de espaço para estocagem e de serviços de entrega. Nem todo peixe que você comer aqui será fresco.

Em muitos lugares, as saladas são muito sem graça. E nem sempre é utilizado o melhor óleo. Compor uma equipe é outro problema. Com tantos estabelecimentos competindo por espaço, atendentes diligentes e leais podem ser difíceis de encontrar. O turista pode ficar com a sensação de que, no ramo dos restaurantes, deve-se ganhar em poucas semanas o sustento do ano todo, seja como for. Em nenhum outro lugar essas impressões negativas se fazem mais presentes do que na Cidade Velha – felizmente, também o endereço dos restaurantes de dar água na boca que abriram recentemente.


Blidinje

Lapadska obala 21 (020 358 794/celular 099 212 6433/celular 098 428 901). Aberto diariamente, 9h-0h. Restaurante
Um belo achado, aberto no verão de 2006. Encarando o porto de GruŽ através da água, Blidinje tem um espaço térreo rústico e dois terraços no primeiro andar com vistas maravilhosas para a marina e as montanhas. Os que gostam de carne devem pedir vitela, carneiro ou porco feitos no forno aberto – é preciso avisar a cozinha com duas horas de antecedência. Os grelhados mistos para dois (160kn) são bons e alimentam três. Também funciona como pizzaria, com muitas opções. Considerando a qualidade e a localização, os preços são mais do que razoáveis.


Spice Lounge

Hotel Bellevue, Pera ∞ingrije 7 (020 330 000/fax 020 330 100). Aberto diariamente, 9h-0h. Bar-Restaurante
Ocupando um anexo da fusão mediterrânea do restaurante Vapor e desfrutando de uma vista para o mar de cair o queixo, o Bellevue’s Spice Lounge é tão meticuloso em relação aos coquetéis quanto aos petiscos finos. Estes são cortesia de Steve Pieters e equipe, portanto chamá-los de ‘petiscos’ chega a ser um desrespeito. Estamos falando de carpaccio argentino marinado em ervas e acompanhado de gengibre em conserva. Quanto aos drinques, sua escolha começa no Black Russian (50kn), Side Car (65kn) e inúmeros outros – ou peça ao barman que misture de acordo com seu humor.


Vapor

Hotel Bellevue, Pera ∞ingrije 7 (020 330 000/fax 020 330 100). Aberto diariamente, 12h-15h e 18h-22h. Restaurante.
O time de Steve Pieters no recém-aberto Bellevue oferece cozinha mediterrânea extraordinária com um toque criativo – e uma fabulosa vista para o mar.


Van

Šetalište kralja Zvonimira 40 (sem telefone). Aberto diariamente, 9h30-0h. Café. Não aceita cartão
O Van (de Vincent van Gogh) é o mais proeminente dos muitos cafés e restaurantes perto da praia. O grande terraço com balanços e uma fonte no meio contrasta com o interior apertado, onde mal cabe uma televisão. O Van fica aberto no inverno, oferecendo chocolates quentes, mas seu grande mérito é a rara provisão dos melhores vinhos croatas na taça (Dingač 35kn, Babić 25kn). Sorvetes, tortas e bolos recompensam crianças bem-comportadas depois de uma manhã na praia.


Lokanda Peskarija

Na Ponti (020 324 750). Aberto diariamente, 8h-0h. Restaurante. Não aceita cartão
Formam-se filas em torno do antigo porto em busca dos bons pratos caseiros a preços baixos e servidos com agilidade pela equipe atarefada. Sente-se às mesas que dão para o balanço dos barcos ou se acomode no interior rústico, com dois andares. O modesto cardápio inclui risotos com frutos do mar e lula grelhada, de 50kn a 70kn, além de vinho doméstico igualmente barato, mas tragável (7kn/70kn). Surpreendentemente, há vinhos de qualidade servidos por taça (Dingač 32kn). Sobre a porta, os dizeres: ‘Aqui nós comemos, bebemos e festejamos’. Exatamente.


Lanterna

Nikole Gučetića (sem telefone). Aberto diariamente, 9h-23h. Restaurante. Não aceita cartão
Escondido em uma ruela minúscula, este restaurante modesto, a bons preços, é uma mudança bem-vinda em relação aos estabelecimentos mais luxuosos e caros dos arredores. A pašticada, uma carne marinada típica da Dalmácia, sai por 65kn – compensa, nos dias frios. Queijo de cabra empanado é outra pedida e há uma longa lista de pratos à base de massas ou arroz, por menos de 50kn. Você encontrará também uma boa variedade de vinhos locais.


Taverna Arsenal

Pred Dvorom 1 (020 321 065/www.mea-culpa.hr). Aberto diariamente, 10h-1h . Bar-restaurante
O Mea Culpa, que dirige o graDskavana no mesmo prédio, transformou esta casa de armas medieval em uma taberna agradável e moderna em 2005. O terraço tem vista para o antigo porto e o interior abobadado, que exibe imagens de navios tradicionais da Dalmácia, é dividido em ambientes para refeições e para bebidas. Cerca de 40 vinhos, principalmente locais, são servidos na taça e há diversos licores. Peixe fresco grelhado sai por 300kn o quilo e filés de peixe-espada, por 110kn, ao lado das versões de primeira dos pratos de sempre. Você pode pedir também um T-bone (140kn) ou uma salada de alcatra (70kn). Aos sábados, uma banda deixa todo mundo em clima de festa.


Victoria Restaurant

Villa Orsula, Grand Villa Argentina, Frana Supila 14 (020 440 555/ www.gva.hr). Aberto Verão diariamente, 11h-0h30. Inverno horário varia. Restaurante
Boas refeições em um dos hotéis mais elegantes do Adriático, o Villa Orsula, o mais característico do complexo Grand Villa Argentina. Um suntuoso e verdejante terraço oferece uma vista perfeita para a Cidade Antiga, enquanto os atendentes atenciosos servem ótimas versões de pratos tradicionais da Dalmácia, acompanhados de vegetais frescos bem preparados. Faça sua escolha, em uma extensa carta de vinhos ou deixe o garçom fazê-la por você.


Orhan

Od Tabakarije 1 (020 414 183). Aberto diariamente, 11h-0h. Restaurante
Outro candidato a melhor terraço da cidade, o Orhan, ainda pouco aclamado, pode fazer frente à maioria dos restaurantes locais. Instalado entre os fortes de Bokar e Lovrijenac, com as ondas do mar se chocando contra os seixos sob o terraço, o restaurante não poderia ter localização mais pitoresca. Dentro, é organizado, espaçoso e tem dois andares. De uma extensa lista de opções, o chef Ivića Miloš poderá escolher o filé ao molho de gorgonzola (110kn) ou o châteaubriand para dois (240kn). Há também um buffet de saladas, com pimentões e berinjelas grelhados. O Grgić (400kn) encabeça uma boa carta de vinhos.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois