Time Out Viagem

Atrações

Dubrovnik é um museu a céu aberto.

A cidade oferece muitas atrações históricas, mas nenhum prédio cuja visita seja obrigatória. O que as pessoas querem ver já está em torno delas, a Cidade Velha, patrimônio tombado pela UNESCO, e as Muralhas da Cidade, que a cercam. Para ter a melhor vista para ambas, faça uma caminhada pelas Muralhas da Cidade.

Há três pontos de acesso, e o principal é o Portão de Pile. Todo o espaço dentro e fora da Cidade Velha pode ser percorrido a pé. Poucas atrações distam mais de dez minutos umas das outras. O único passeio mais longo é a escalada do Monte Srdj, um desafio cuja verdadeira recompensa é a vista fabulosa – e não as ruínas do forte de Napoleão e da estação de bondinho.


Galeria Artur

Lučarica 1 (020 420 305/020 423 744). Aberto 2ª a 6ª, 9h-13h e 17h-19h
Esta pequena galeria organiza mostras regulares de artistas locais, além de oficinas de arte. A loja de presentes vende suvenires saborosos, jóias e álbuns relacionados a Dubrovnik. Procure os livros do cartunista italiano Osvaldo Cavandolli. Seus desenhos encontraram inspiração em Dubrovnik, graças à galerista Tea Batinić, que o convidou para a cidade alguns anos atrás. O resultado é Dubrovnik, 35 histórias escritas por  escritas por Batinić e ilustradas por Cavandolli.


Museu de Arte Moderna

Frana Supila 23 (020 426 590/www.ugdubrovnik.com). Aberto 3ª a dom., 10h-20h. Entrada inclui entrada para Dulčić, Masle e Galeria Pulitika 30kn; grátis com desconto. Não aceita cartão.
Espaço maravilhoso, coleção excelente, a uma curta caminhada da Cidade Antiga – e ainda assim, o museu raramente é visitado. Visitas guiadas apenas com reserva.


Portão de Ploče

Construído em um formato similar ao de sua contraparte na entrada oeste da Cidade Antiga, o Portão de Pile, o Portão de Ploče compreende portões internos e externos, conectados por uma ponte levadiça. Apesar de não ter a mesma imponência de seu par – já que durante a maior parte do século passado não havia muito em Ploče para se ver, ou bondes, trens ou ofícios pelos quais procurar –, oferece belas vistas noturnas para o antigo porto.


Forte Revelin

Quando chegaram as notícias sobre a queda de Constantinopla, em 1453, rapidamente foram iniciadas as obras de fortificação da Cidade Antiga. Guardar o porto era o principal objetivo. Servindo de proteção à nordeste, o Forte Revelin foi erguido. Sua aparência atual deve-se principalmente ao projeto de Antonio Ferramolino, da década de 1540; ele sobreviveu ao terremoto de 1667. Hoje, recebe festas do Revelin Club DJ e do Festival Dubrovnik.

Museu de Arte Moderna

Frana Supila 23 (020 426 590/ www.ugdubrovnik.com). Aberto 3ª a dom., 10h-20h. Entrada inclui entrada para Dulčić, Masle e Galeria Pulitika 30kn; grátis com desconto. Não aceita cartão
Espaço maravilhoso, coleção excelente, a uma curta caminhada da Cidade Antiga – e ainda assim, o museu raramente é visitado. Visitas guiadas apenas com reserva.


Museu Convento Sigurata

Od Sigurate 13 (020 321 467). Aberto jul e ago diariamente, 10h-12h, 16h-18h. Jan-jun, set-dez com reservas apenas. Entrada 10kn; 5kn com desconto. Não aceita cartão
Para o visitante acostumado às atrações modernas, a atemporalidade peculiar do Convento Sigurata, com sua fachada pequena e rosada, causará uma forte impressão. Lugares como esse são cada vez mais difíceis de encontrar. A hospitalidade das irmãs franciscanas da Terceira Ordem é tradicional; não é incomum que uma delas apresente pessoalmente as raridades da coleção. Espalhadas por três salas no térreo e no primeiro andar, as atrações incluem um crucifixo decorado do século 14 e uma variedade de utensílios domésticos, formas de bolo, kits de costura e assim por diante, usados pelas freiras ao longo dos séculos.


Monastério Franciscano

Stradun 2 (020 321 410/ www.malabraca.hr). Aberto diariamente, 9h-18h . Entrada com Antiga Farmácia 20kn; 10kn com desconto. Não aceita cartão

Uma pérola da Cidade Antiga, que atrai filas de turistas barulhentos na alta temporada, que ignorem uma placa com um monge pedindo silêncio, logo na entrada. Não se irrite, tente ir no fim do dia. Construída em estilo barroco após o terremoto de 1667, ela guarda um elemento original: um portal e uma pietà dos irmãos Petrović. Dentro, a principal atração para os locais é a tabuleta na parede norte em homenagem ao poeta Ivan Gundulić, cujos restos mortais estão preservados na igreja, em um local não acessível ao público. Em um corredor estreito dividindo o monastério da Igreja de Nosso Salvador, fica a entrada para a famosa Farmácia Antiga, ainda em operação após 700 anos, e belas abóbadas, que conduzem a um jardim interno pequeno e tranqüilo, salpicado de laranjeiras.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois