Time Out Viagem

Contexto

Centro reservado, glória medieval de pedras e o azul transparente do Adriático.

Imagine um grande desenvolvimento no centro de uma cidade que você cruza a pé em 10 minutos. E é exatamente isso que atrai os turistas todos os anos: o centro reservado de Dubrovnik em toda a sua glória medieval de pedras e com o azul transparente do Adriático bem em frente. Ainda mais nos últimos quatro anos, quando a cidade passou a ser palco de uma das séries de maior sucesso na TV mundial: Game of Thrones. É lá que são filmadas todas as sequências de Porto Real, capital de Westeros.

Fica difícil entender agora, mas de cada três prédios de Dubrovnik, dois foram destruídos no bombardeio de 1991, durante a guerra da Iugoslávia. Nem mesmo os pubs de expatriados, os sinais de abandono dos escritos medievais, ou as feiosas luminárias da Stradun, a rua principal, conseguem ofuscar o trabalho insano da equipe que faz essa impecável restauração.

Dubrovnik era, na época medieval, Ragusa, a rival da Veneza imperial. Sem intrigas reais – o centro da cidade de telha terracota não tem monumentos grandiosos – esse era um dos centros de aprendizado e de comércio europeus. A cidadania era concedida de acordo com a habilidade e com a capacidade empreendedora.

O terremoto de 1667 destruiu muita coisa e, em seguida, a cidade foi dominada pelos Habsburgos e por Napoleão. Mas Dubrovnik manteve sua identidade e a capacidade artística. O protetor da cidade frente a séculos de comércio e tormentos sempre foi St Blaise, cuja estátua fica em cima do Portão Pile, a principal entrada para a cidade antiga.

De lá, você pode andar ao redor das torres e bastiões das muralhas da cidade (ingresso 30kn) – por cerca de 1 hora. No térreo, siga do Portão Pile até a Stradun e desça até o velho porto. Você vai passar pelo monastério franciscano (Stradun 2, 321410). Embora tenha sido reconstruído depois de 1667, o claustro é romanesco original do século 15. Do outro lado está a cúpula da fonte Onofrio, construída por volta da mesma época.

Perto do porto antigo, a igreja barroca de St Blaise (323459) fica na praça Luza, do lado oposto do elegante palácio Sponza, antigamente a Casa da Moeda de Ragusa. Lá dentro, do lado oposto da bilheteria, está o Sala do Memorial dos combatentes de Dubrovnik, com fotos de todos aqueles que morreram durante o bombardeio de 1991.

Também perto do porto está o Palácio Rector (321422, fecha dom), a sede do governo na antiga república; a Catedral e o Tesouro (323459); e o monastério Dominicano (321423), em que estão alguma obras de Tiziano e uma Bíblia do século 11. A praia mais perto é Lazareti, logo depois de Portão Ploce; outra praias, mais indicadaa para famílias, ficam em Lapad. Pode-se pegar o ônibus no Portão Pile.


Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois