Time Out Viagem

Contexto

Cidade elegante e descontraída ao mesmo tempo.

Biarritz era antigamente um porto pesqueiro, especialmente baleias, de onde os pescadores saíam pelo Atlântico em direção à Baía de Biscaia. A transformação em estilo balneário começou com a condessa espanhola Eugénie de Montijo, que passava o verão ali. Seu marido, Napoleão III, construiu para ela um palácio de verão de frente para o mar, hoje o Hôtel du Palais, e ali perto a Chapelle Impériale com domo néo-bizantino (Rue Pellot, 05 59 22 37 10, tours quinta, 15 às 17h, fecha dom., nov-mar).

A aristocracia da época veio atrás e a presença importante dos ingleses deixou como legado o golfe (há dois campos importantes) e o rugby. A Biarritz moderna é estilosa, atrai uma turma mais discreta do show bizz do que Cannes e St. Tropez. As casas com frontão, no estilo basco, ficam perto de castelos excêntricos do século 19 e casas art déco. Tirando a arquitetura, as praias são lindas.

Um dos maiores prazeres de Biarritz é passear no calçadão da orla: a bonita e longa praia, ainda mais com areia, Grande Plage, termina na Plage Miramar. Também pode-se andar pelos cabos rochosos da região até chegar no velho porto pesqueiro, com suas cabanas minúsculas. O Rocher de la Vierge (Rocha da Virgem), iluminado à noite; a Plage du Port Vieux, protegida e pequena; e as fortes arrebentações da Plage de la Côte des Basques, bastante exposta.

E para entrar no espírito do local, tente uma aula na École du Surf (102 Rue Pierre de Chevigné, 05 59 23 15 31, www.surftraining.com) se quiser aprender a surfar – há cursos de 1 hora até 1 semana. Há também atividades para os dias chuvosos. O Hôtel Miramar tem um centro de talassoterapia (13 Rue Louison Bobet, 05 59 41 30 00), conhecido por cuidar da saúde (é preciso pagar por isso), assim como o Thermes Marins (80 Rue de Madrid, 05 59 23 01 22).

O Musée de la Mer (Esplanade du Rocher de la Vierge, 05 59 22 33 34, www.museedelamer.com) é uma atração para a família, com tartarugas, tubarões e focas, que dão um espetáculo à parte quando são alimentadas (10h30 até 17h, diariamente).

O Musée du Chocolat (Avenue Beau Rivage,05 59 41 54 64) conta a história do cultivo da semente de cacau pelos bascos, com uma rica sessão de degustação. O pequeno Musée Historique de Biarritz (Rue Broquedis, 05 59 24 86 28, fech seg., dom.) conta a história local em uma antiga igreja anglicana, com fotos dos turistas aristocratas britânicos.


Informações turísticas: Square d’Ixelles (05 59 22 37 10, www.biarritz.fr)

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois