Hévíz é um dos mais importantes destinos húngaros. Fica 8 quilômetros a noroeste de Keszthely; é o segundo maior lago termal do mundo. Fontes naturais o mantêm quente 24 horas por dia. A família Festetics construiu uma terma aqui no fim dos anos 1700, e um século mais tarde, esse resort estava incluso nos grandes roteiros. No inverno, o vapor cobre a água quente com uma névoa e os banhistas ficam debaixo das passarelas de madeira sobre o lago.
As ninféas se movem na superfície. No verão, os hotéis-spa e os restaurantes transados ficam lotados de turistas. Você pode usar as termas seja pagando uma taxa simplesmente pelo banho – há ônibus regulares de Keszthely e a viagem dura 15 minutos – ou pode também reservar um quarto em um dos muitos hotéis-spa. As indústrias da saúde e hospitalidade estão bem preparadas por aqui. O grupo Danubius tem dois hotéis quatro estrelas na Kossuth Utca (Aqua 13-15, 88 95 00; Hévíz 9-11, 88 94 00), com todos os tipos de terapias e massagens. Veja no site www.danubiushotels.com para bons pacotes fora da temporada. Se quiser os telefones de outros hotéis, pensões ou apartamentos, acesse o site www.heviz.hu.
Os restaurantes normalmente oferecem o que o turista alemão espera: pratos húngaros um pouco apimentados e bem servidos e um ambiente rústico decorado com pimentas coloridas e com vermelho, o branco e o verde, as cores da bandeira húngara. Papa’s & Mama’s (Petöfi 16), restaurante e cafeteria, evita essa parafernália e oferece um menu bem mais variado em um terraço panorâmico.