Time Out Viagem

Atrações

Os museus Bund e Xangai são fundamentais até para quem está vagamente interessado na história da cidade.

The Bund

Oeste do rio Huangpu
O Bund (ou Waitan, para os chineses) é mais famoso ponto turístico de Xangai. Bastante desenvolvido nos primeiros anos do século 20, é uma orla de 1 km com os mais impressionantes prédios da cidade. Além do estilo arquitetônico diverso, inclui neogrego, italiano renascentista e art deco, os prédios são impressionante em termos de escala e altura – alguns reclamaram ser, em algum momento, os mais altos da Ásia – e tinham razão.


Oriental Pearl Tower

1 Shiji Dadao, +86 21 5879 1888. Aberto diariamente, 8h/21h
Essa torre de 468 m é sem dúvida o principal ícone de Xangai. Com suas esferas cor-de-rosa, tornou-se a mais amada estrutura no horizonte da cidade. Concluída em 1994, os turistas vêm tanto para admirá-la como para olhar os bairros de Puxi e Pudong de dentro das esferas. Lá há exposições, restaurantes, salas de conferências e o Museu de História de Xangai. Há inclusive um bufê giratório com comida chinesa e ocidental.


Moganshan Lu

Ao redor de Suzhou Creek, norte da cidade
Nova York tem o Meatpacking District, Londres, o Hoxton: Xangai tem o Moganshan Lu. Em um sinistro parque industrial ao lado do malcheiroso rio Suzhou, os armazéns de Moganshan foram no passado uma boa alternativa para os altos aluguéis pagos pelos artistas em ambientes pequenos, nos outros bairros da cidade. Foi então aqui que começou a expressão artística de Xangai – agora em alta. Moganshan também tem lojas para iniciantes nas artes, além de butiques de design locais, móveis art deco e cafés.


Museu Xangai

201 Renmin Dadao, People’s Square, +86 21 6372 3500. Aberto diariamente, 9h/17h (última entrada 16h)
O Museu de Xangai foi fundado em 1952 em um prédio onde antes funcionava um banco, perto de Bund. O novo prédio é de 1996 e teve um custo de US$50 milhões. As 120 mil peças do acervo vão desde elementos da história chinesa, da idade neolítica até os dias de hoje. A incrível coleção de esculturas, caligrafias, moedas, móveis, cerâmicas, artigos de jade, artesanato de minorias étnicas e bronzes antigos estão expostos de maneira espetacular.


Museu de História de Xangai

Gate 4, Oriental Pearl Tower, 1 Shiji Dadao, +86 21 5879 3003. Aberto diariamente, 8h/21h30
Localizado na base da Oriental Pearl Tower, esse museu ilustra de forma extraordinária a rica história da cidade. Com acervo composto por artefatos históricos, dioramas em tamanho real, modelos, fotos e quadros, o Musue de História destaca todos os aspectos da vida da Xangai pós-1840, da famosa indústria do cinema às casas de ópio e curiosas formas de justiça criminal.


Museu de Arte Contemporânea de Xangai (MOCA Xangai)

Gate 7, People’s Park, 231 Nanjing Xi Lu, +86 21 6327 9900 (www.mocashanghai.org). Aberto 2ª, 3ª, 5ª-dom., 10h/18h; 4ª, 10h/22h
Dirigida pela diva e curadora taiwanesa Victoria Lu e promovido como a ‘o museu das obras chinesas e internacionais mais impressionantes’, o MOCA é de longe o mais bacana dos museus-galerias. A arte é acessível e interessante. Não há acervo permanente; em vez disso há uma série de exposições temporárias. Suba pelas rampas em espiral, vá pela estrutura de vidro e passe pelas excêntricas instalações – você ganha de presente a linda vista da cidade.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois